• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 07/01/2015
Boas Práticas

Escolas da rede estadual de São Paulo têm aumento no número de grêmios estudantis

De acordo com pesquisa feita pela Educação, 70% das unidades mantêm agremiações ativas

A Secretaria da Educação divulgou nesta quarta-feira (07), um levantamento que mostra que o ano letivo de 2014 na rede estadual terminou com 3.477 escolas de Ensino Médio com grêmios estudantis ativos. O número corresponde a 70% de unidades em todo o Estado. De acordo com a pesquisa, em apenas dois anos cerca de 100 novos grupos foram criados.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na cidade de São Paulo, as agremiações têm papel fundamental na gestão das escolas. Os líderes atuam nas áreas de comunicação, cultura, esporte, e social, além de ajudarem em atividades que melhoram o aprendizado, como a promoção de cursos e debates, e em projetos que podem mudar o comportamento dos estudantes. Outra função dos grêmios é aproximar ainda mais as comunidades das escolas.

“Os grêmios estimulam a atuação democrática do aluno. Ao lado de professores e diretores, eles são importantes na rotina das escolas. Por isso, a Secretaria incentiva a formação de novas chapas e grupos. Além disso, utilizamos os recursos tecnológicos para que o debate de novas ideias possa acontecer inclusive nas férias escolares”, destaca o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Página exclusiva no Portal da Educação

No Portal da Educação, alunos e professores podem acessar a página exclusiva dedicada ao Grêmio Estudantil e elaborar as ações do grupo no período de férias escolares.

O novo endereço eletrônico reúne imagens, vídeos e exemplos de boas práticas realizadas em diferentes municípios paulistas. O espaço traz ainda um passo a passo para começar um grêmio e dicas sobre comissão, estatuto, funções do colegiado, Assembleia Geral, eleição e renovação de liderança. Um dos objetivos é incentivar a formação de novos grupos em 2015.