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segunda-feira, 30/11/2015
Pais e Alunos

OBMEP divulga lista de premiados da 11ª olimpíada

O Estado de São Paulo conquistou 68 medalhas de ouro

Na 11ª edição da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), 48.784 alunos foram premiados, sendo 500 medalhas de ouro. Destes, 68 no Estado de São Paulo. Com duração de três horas, a prova da 2ª fase da OBMEP foi composta de seis questões discursivas e realizada no dia 12 de setembro. Os alunos premiados são contemplados com um curso de iniciação científica pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Para mais informações e ter acesso a lista de classificados clique aqui.

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A correção foi realizada em duas etapas, a primeira, regional, por professores universitários indicados pela coordenação da olimpíada, e a segunda, nacional, por um grupo de professores supervisionados pelo Comitê de Provas da OBMEP. A 1ª fase ocorreu em 2 de julho. Cerca de 900 mil alunos foram selecionados para a etapa final e decisiva.

Esse ano, a olimpíada teve o maior número de escolas e municípios participantes, foram 47.582 escolas de 5.538 cidades, que corresponde a 99.48% dos municípios de todo o país. Já o número de estudantes inscritos totalizou 17.970,745.

Na competição, os estudantes foram divididos em três níveis, sendo o primeiro para alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, o segundo para jovens de 8º e 9º anos da mesma etapa e o terceiro para quem estiver cursando qualquer série do Ensino Médio

Em 2014, mais de 3,5 milhões de alunos das escolas estaduais paulistas participaram da competição. Foram 50 medalhas de ouro, 198 de prata e 549 de bronze, além de 10 mil menções honrosas.

A competição entre os estudantes é realizada pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Podem participar do torneio alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).