• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/09/2015
Pais e Alunos

Aumenta o interesse de alunos da rede nos cursos do Centro de Estudo de Línguas

Levantamento mostra aumento de matrículas em cursos oferecidos gratuitamente no Centro de Línguas

Aumenta o interesse de alunos da rede estadual de ensino pelos cursos oferecidos gratuitamente no Centro de Estudo de Línguas. É o que mostra o levantamento realizado pela Educação sobre o crescimento de matrículas nos sete cursos disponíveis nas 221 unidades do Estado de São Paulo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Todos os estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio, e Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm a oportunidade de aprender inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e mandarim, conforme a demanda de cada região.

O Centro de Estudo de Línguas conta com 62.259 alunos da rede matriculados em todos os cursos oferecidos. 

O curso de espanhol registra a primeira posição na preferência daqueles alunos que desejam aprender um outro idioma. Atualmente, mais de 44 mil alunos frequentam as aulas de espanhol nos Cels. Já o inglês, aparece em segundo lugar com mais de 13 mil estudantes matriculados. E na sequência, o curso de francês com mais de 4 mil alunos.

Houve uma variação positiva na busca do estudo de uma língua estrangeira pelos alunos da rede. O destaque vai para a língua alemã, que registrou um crescimento de 50,14% em comparação ao ano passado. A língua japonesa marcou uma variação de 31,20% e a francesa 16,20%.

Vale ressaltar que os estudantes matriculados no Cel ampliam a sua formação cultural, explorando nas aulas os costumes de outros países. A oferta dos cursos atende uma necessidade do mercado de trabalho, aumentando as chances de inserção profissional para os alunos.

Como se matricular

Neste ano, as turmas já foram formadas e iniciaram os cursos em agosto. Mas, quem se interessou, fique atento que a partir de outubro estarão abertas as inscrições para próximo ano de 2016.

Para efetuar a inscrição, é necessário estar matriculado na rede pública estadual, apresentar documento com foto e comprovante de matrícula. Se for menor de idade, deverá comparecer acompanhado do responsável.

Os alunos interessados nos cursos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês , devem cursar o 7º ano. Para os cursos de inglês e mandarim, o estudante precisa estar no Ensino Médio, matriculado no Ensino Médio das escolas  técnicas estaduais vinculadas ao Centro Paula Souza ou na rede municipal de ensino nos municípios conveniados ao Programa São Paulo Faz Escola.