• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 05/09/2016
Ensino Fundamental

“Afinal, somos todos iguais”, diz aluna vencedora de concurso sobre inclusão social

Jovem acredita que um país melhor se faz com respeito à diversidade

Bianca Figueiredo Taconelli, 14 anos, tem a consciência de que um país melhor se constrói com o respeito à diversidade. Vencedora do I Concurso de Redação Inclusiva, desenvolvido pela Federação das APAES do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria da Educação, ela não pensa em outra coisa senão em um mundo mais justo, onde todas as pessoas estejam igualmente inseridas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Aluna da EE Professora Maria Virgínia Mansur Biagi, localizada em Batatais, Bianca relata em seu texto a experiência do contato com deficientes da APAE da região com a ONG Meus Primeiros passos. “Quando fui embora daquele encontro, fiquei me perguntando porque pessoas tão especiais podiam ser tão excluídas da sociedade”, relembrou.

A aluna conta que para ter uma redação nota 10 foi preciso se dedicar. “Acredito que escolheram o meu texto porque eu escrevi com o coração. Não fiz por fazer”, disse. Em seu texto, Bianca fala sobre leis de inclusão, como os deficientes são vistos pela sociedade e como eles reagem diante da realidade a qual estão inseridos. “As pessoas com deficiência não são diferentes. Elas têm suas limitações, mas são cidadãos e merecem ser respeitados”, completou.

Por sua redação, Bianca foi premiada com um tablete com capinha de proteção, agenda, caneta colorida e um livro. “A experiência foi incrível. Eu não imaginava que fosse ganhar, mas fiquei muito feliz, porque realmente me dediquei”, disse.

Em segundo e terceiro lugar, ficaram as alunas Larissa Marcela Parpineli, da EE Dr. Washington Luiz, e Isabelly Aparecida Chagas Carriel, EE Professor Dimas Mozart e Silva. As alunas foram premiadas no último dia 1º, durante a abertura do Setembro Verde, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Lei as redações na íntegra: 1º lugar, 2° lugar, 3º lugar.

Sobre o concurso

Com o objetivo de promover a inclusão da pessoa com deficiência, abrindo a programação do Setembro Verde, mês da inclusão, a Federação das APAES do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria da Educação, lançou o I Concurso de Redação Inclusiva, com o tema “Como incluir a pessoa com deficiência no meu dia a dia?”.

Participaram do concurso alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas da rede, de 22 cidades que representam os Conselhos Regionais das APAES no Estado de São Paulo.

#doc[1174]#

#doc[1175]#

#doc[1176]#