Bianca Figueiredo Taconelli, 14 anos, tem a consciência de que um país melhor se constrói com o respeito à diversidade. Vencedora do I Concurso de Redação Inclusiva, desenvolvido pela Federação das APAES do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria da Educação, ela não pensa em outra coisa senão em um mundo mais justo, onde todas as pessoas estejam igualmente inseridas.
Aluna da EE Professora Maria Virgínia Mansur Biagi, localizada em Batatais, Bianca relata em seu texto a experiência do contato com deficientes da APAE da região com a ONG Meus Primeiros passos. “Quando fui embora daquele encontro, fiquei me perguntando porque pessoas tão especiais podiam ser tão excluídas da sociedade”, relembrou.
A aluna conta que para ter uma redação nota 10 foi preciso se dedicar. “Acredito que escolheram o meu texto porque eu escrevi com o coração. Não fiz por fazer”, disse. Em seu texto, Bianca fala sobre leis de inclusão, como os deficientes são vistos pela sociedade e como eles reagem diante da realidade a qual estão inseridos. “As pessoas com deficiência não são diferentes. Elas têm suas limitações, mas são cidadãos e merecem ser respeitados”, completou.
Por sua redação, Bianca foi premiada com um tablete com capinha de proteção, agenda, caneta colorida e um livro. “A experiência foi incrível. Eu não imaginava que fosse ganhar, mas fiquei muito feliz, porque realmente me dediquei”, disse.
Em segundo e terceiro lugar, ficaram as alunas Larissa Marcela Parpineli, da EE Dr. Washington Luiz, e Isabelly Aparecida Chagas Carriel, EE Professor Dimas Mozart e Silva. As alunas foram premiadas no último dia 1º, durante a abertura do Setembro Verde, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Lei as redações na íntegra: 1º lugar, 2° lugar, 3º lugar.
Sobre o concurso
Com o objetivo de promover a inclusão da pessoa com deficiência, abrindo a programação do Setembro Verde, mês da inclusão, a Federação das APAES do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria da Educação, lançou o I Concurso de Redação Inclusiva, com o tema “Como incluir a pessoa com deficiência no meu dia a dia?”.
Participaram do concurso alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas da rede, de 22 cidades que representam os Conselhos Regionais das APAES no Estado de São Paulo.
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