quarta-feira, 09/05/2018
A2img / Gilberto Marques

Alunos do Ensino Médio podem se inscrever na Maratona de Apps

As inscrições seguem até o dia 25 de maio

Alunos matriculados no Ensino Médio da rede estadual estão convidados a participar da Maratona de apps. A ação vai unir programadores, designers, desenvolvedores, estudantes, professores e inventores em geral para criar aplicativos de celular para serem utilizados em sala de aula. As inscrições seguem até o dia 25 de maio. Clique aqui.

– Confira o regulamento aqui.

O desafio é criar um protótipo de aplicativo que contemple assuntos apresentados no Currículo Oficial dos anos finais do Ensino Fundamental nas áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua inglesa), Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas (Geografia e História). Os Apps deverão ser desenvolvidos de acordo com as normas e orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para participar, os candidatos deverão montar uma equipe de cinco integrantes. São necessários um professor atuante em escola pública; um aluno cursando o Ensino Médio em escola pública;  um aluno de escola técnica ou Instituto Federal (cursando tecnologia da informação e/ou design); um aluno de graduação do curso de tecnologia da informação (a partir do terceiro semestre); e um aluno de licenciatura (a partir do terceiro ano ou 5º semestre). Também é possível escolher integrantes no site da ação.

A competição é dividida em três etapas. Na primeira, a comissão organizadora avaliará as propostas de aplicativo, entre os dias 26 de maio e 11 de junho. Os grupos selecionados serão divulgados no dia 12 de junho, no site da Maratona. As equipes que seguirem no concurso terão até 30 de julho para desenvolver o protótipo. Para isso, contarão com sessões de mentoria online. Os modelos serão testados no mês de agosto e o resultado final será divulgado, em evento, no final de setembro. Os vencedores receberão certificados e uma bolsa de R$ 1.000,00 cada um.