quarta-feira, 19/08/2015
Boas Práticas

Aulas de Educação Física especiais são indicadas para os dias de tempo seco

Jogos de tabuleiro e dicas de nutrição são algumas das alternativas adotadas por professores da rede

O clima seco e abafado que tomou conta do Estado de São Paulo nos últimos dias não é motivo para interromper as aulas de Educação Física. Para manter a disposição de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a Educação elaborou uma série de recomendações aos educadores e às equipes das escolas. O principal objetivo é garantir que a prática esportiva dos cerca de 4 milhões de alunos continue em todas as épocas do ano, sem prejuízo à saúde ou ao currículo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A primeira adequação está no ambiente. Neste período de baixa umidade, a sugestão é evitar exercícios ao ar livre. Por isso, a saída é fazer uma pausa nas partidas de futebol, handebol, basquete ou vôlei – que exigem o uso das quadras esportivas das escolas – e oferecer aos estudantes jogos de tabuleiros. Além de treinar estratégias e até conhecimentos matemáticos, o xadrez, por exemplo, é utilizado na rede para aproximar jovens de outras classes e ciclos, além de fazer parte da grade curricular.

Com ajuda do Caderno do Professor, assuntos como nutrição saudável, mudanças durante a puberdade e o ideal supervalorizado de um corpo sarado e musculoso vendido pela mídia podem servir de temas para debates e palestras na própria sala de aula.

O Caderno do Aluno também traz sugestões de filmes, documentários, livros e até artigos mais recentes de jornais e revistas sobre os assuntos, sendo estes exemplos de conteúdos que podem ser trabalhados pelos educadores físicos paulistas.

Esporte e escola

Cerca de quatro milhões de alunos da rede estadual participam de programas de incentivo ao esporte, como o Agita Galera, o Dia do Desafio e os Jogos Escolares do Estado de São Paulo. Essas ações, aliadas à disciplina de Educação Física, presente na rotina das mais de cinco mil escolas estaduais, têm como objetivo garantir a inclusão social, o desenvolvimento e o bem-estar por meio do esporte e lazer. Saiba mais aqui.