• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 18/03/2016
Boas Práticas

Veja dicas de brincadeiras educativas voltadas para as crianças

Leitura de um livro ou a prática de esportes são algumas das atividades indicadas

Além do aprendizado adquirido dentro das salas de aula, é essencial que as crianças participem de atividades, tanto lúdicas, quanto educativas, seja na escola ou fora dela, para poder desenvolver habilidades cognitivas, físicas e morais.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Pensando nisso, a Educação, por meio do site Doutíssima, reuniu cinco dicas de brincadeiras lúdicas e educativas para os pais realizarem com seus filhos e participarem ativamente do desenvolvimento da criança. Confira:

1) Jogo de memória: esse tipo de atividade exige atenção dos pequenos alunos. Com isso, são ativadas as funções cerebrais ligadas à memória e ao aprendizado.

2) Vídeo game: os games são benéficos para o aprendizado e, ao mesmo tempo, uma diversão para os pequenos alunos. Jogos de esportes são indicados. A Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP) mantém no ar uma série de atividades online que podem ser realizadas pelos estudantes.

Clique aqui e acesse os games da EVESP

3) Leitura: além de ajudar a desenvolver e aumentar o vocabulário, a leitura de um bom livro, quando feita de maneira convincente, pode se tornar uma atividade prazerosa para a criança. Livros infantis, especialmente aqueles com figuras ilustrativas, são indicados nesta atividade.

4) Desenhar: dizem que o desenho é uma das formas de se expressar na sociedade. Incentivar a criança a colorir um livro ou a criar um desenho pode ajudá-la a desenvolver o intelecto, tornando-a mais criativa.

5) Esportes na rua, praças ou parques: uma boa pedida para os pais é levar os filhos no tempo livre para praticar esportes. Seja na rua, praças ou parques, a prática de esportes pode ajudar na melhora da coordenação motora da criança e no aprendizado do trabalho em equipe.