quinta-feira, 18/02/2016
Grêmio Estudantil

Grêmios Estudantis terão eleições unificadas em 2016

A escolha da nova chapa será feita por voto direto e secreto dos estudantes

Na última terça-feira (16), a Educação divulgou, durante o evento de volta às aulas na E.E. Major Arcy, que os Grêmios Estudantis terão mais espaço na rede estadual de São Paulo em 2016. A proposta é ampliar a participação dos 3,7 milhões de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio nos ambientes escolares e dar maior transparências ao processo. Todas as escolas estaduais terão grêmios estudantis, com eleição por voto direto e secreto dos estudantes da unidade.

Clique aqui e confira o calendário para organização do processo eleitoral dos Grêmios Estudantis

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Confira como será o processo eleitoral

Para o processo eleitoral, os alunos terão que escolher dois representantes por sala, que irão compor o Conselho de Representantes da chapa. Um professor deve organizar este processo. Em seguida, haverá a realização de uma Assembleia Geral com participação de todos os estudantes da unidade de ensino, no qual a diretoria anterior do grêmio prestará contas de suas ações na escola. Na Assembleia, também será apresentado o conselho com os novos representantes do grêmio e escolhida a nova comissão eleitoral, que se reunirá com um representante da equipe da unidade escolar para discussão do estatuto que irá reger a chapa. O estatuto deverá ser apresentado, já com o calendário definido para a abertura do processo eleitoral, que deve ser aprovado pelo Conselho de Representantes.

Em seguida, acontece a divulgação da abertura do processo eleitoral para todos os estudantes. Caberá ao professor mediador ou gestor responsável pelos grêmios de cada escola promover reuniões para informar os alunos gremistas sobre as funções de cada membro do grêmio. Cada chapa deve enviar sua inscrição para a comissão eleitoral até o dia 17 de março, de acordo com calendário de organização para o processo eleitoral.

A partir desse momento, as chapas inscritas devem iniciar a campanha eleitoral na escola, apresentando as propostas e projetos para a melhoria da unidade de ensino, de acordo com as regras determinadas pela comissão eleitoral. A eleição para definir os grêmios que representarão as escolas está prevista para acontecer no mês de abril. O vencedor será divulgado no dia posterior a eleição, com a posse da diretoria gremista na escola.

Sobre os Grêmios Estudantis

O Grêmio Estudantil tem como objetivo de promover a cooperação entre diretores, professores, funcionários e alunos no trabalho da escola, defender os interesses individuais e coletivos de todos os alunos da unidade de ensino, entre outras atribuições.