“Quem perde de aprender é quem se recusa a conviver com as diferenças”. Essa máxima ajuda a compreender bem o objetivo do curta-metragem “Por que Heloisa?”, produzido pela Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, com apoio da Secretaria da Educação. O filme chama atenção para a importância da educação inclusiva.
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De acordo com Cid Torquato, Secretário Adjunto da Secretaria da Defesa da Pessoa com Deficiência, o curta foi concebido com a intenção de gerar uma reflexão coletiva sobre como é possível mudar a forma de olhar as questões relacionadas à deficiência e à existência humana, bem como colaborar para tornar o mundo melhor para todos.
“’Por Que Heloísa?’ é fruto do debate sobre o que é igualdade de direitos e sobre como tratar a temática da diversidade junto à sociedade brasileira, principalmente as crianças”, disse Torquato.
O filme é uma adaptação do livro, que leva o mesmo nome, escrito por Cristiana Soares e publicado pela Companhia das Letrinhas. Além da animação, a história de Heloisa faz parte de um projeto transmídia, que conta ainda com o documentário “Todos com Todos” e um audiobook, com narração da autora.
O livro narra a primeira infância de Heloísa, uma menina com paralisia cerebral, suas relações familiares e o início de sua vida escolar. O curta-metragem dá continuidade à trajetória de Heloísa a partir do seu primeiro dia de aula em uma escola comum. Ambos são baseados em fatos reais. E, para se somar à legitimidade dessa história, o documentário “Todos com Todos” registra experiências inclusivas de crianças com deficiência em escolas comuns das redes pública e privada.
Educação inclusiva na rede
A Rede estadual de ensino possui ampla política de Educação Especial Inclusiva e é pioneira na implantação de políticas de atendimento educacional especializado aos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação nas escolas públicas.
O Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) é responsável pela criação de um sistema de apoio, com as Salas de Recursos, os Atendimentos Itinerante e Escolas Domiciliar, e as Classes Hospitalares.