• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 15/06/2015
Educação Indígena

Educação oferece Boletim da Educação Escolar Indígena para professores

Material traz informações para a prática e formação de educadores indígenas

Para atender e aprimorar o aprendizado da Educação Indígena, a Educação paulista, por meio da equipe de Educação Escolar Indígena da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), lançou, no mês de abril, o primeiro Boletim da Educação Escolar Indígena.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Voltado para os professores indígenas, o periódico oferece informações para a prática e formação desses docentes, articulando as atividades das Escolas Estaduais Indígenas (EEI), de forma colaborativa, pois tem a participação de servidores das aldeias e das diretorias de ensino. Além disso, o material ainda traz os números das etnias que são atendidas pelas Escolas Estaduais Indígenas.

– Confira o primeiro Boletim da Educação Escolar Indígena

Para fortalecer a cultura dessas comunidades, as escolas indígenas na rede estadual são bilíngues. Para isso, os educadores trabalham com materiais didáticos exclusivos nas línguas guarani, tupi-guarani, terena, kaingang e krenak.

Atualmente, estão em atividade na rede 40 unidades de ensino indígena. Elas estão concentradas nas diretorias de ensino de Miracatu, Registro, São Vicente, Caraguatatuba, Norte 1, Sul 3, Santos, Bauru, Penápolis e Tupã.

Cultura indígena por meio do Currículo+

A Educação paulista também oferece para os alunos e professores o acesso a cerca de 60 objetos digitais sobre cultura e história indígena por meio do Currículo+. Nessa plataforma, eles encontrarão um conteúdo rico composto por dicionários, textos sobre mitos e lendas, legislação e etnias brasileiras. A ideia é que toda a rede utilize o material nas mais variadas disciplinas.

Entre os textos digitalizados está a cartilha de alfabetização em guarani, elaborada de maneira pioneira pela Educação. São dois volumes com instruções para o ensino dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O guia foi elaborado pelos próprios índios com a supervisão de um linguista especializado. Esses documentos estarão disponíveis online até o final desse semestre.

A lista inclui além de textos, uma série de vídeos, infográficos, animações e jogos. Os conteúdos são classificados no Currículo + por nível, disciplina, tema curricular, tipo de mídia e série. Todo material foi selecionado previamente por equipe de curadores e indicado de acordo com o currículo adotado pelas escolas estudais. Atualmente, o plataforma colaborativa reúne mais de 3 mil objetos digitais com livre acesso.