quarta-feira, 03/06/2015
Boas Práticas

Em Iguape, alunos se tornam agentes mirins e dão exemplo em semana do meio ambiente

Estudantes aprendem noções de cidadania e respeito ao meio ambiente

Na próxima sexta-feira (5), é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. E para celebrar a data, a E.E. Professor Veiga Júnior, localizada em Iguape, preparou diversas atividades agendadas a partir desta quarta-feira (3). Cerca de 120 alunos participantes do projeto de Agente Ambiental Mirim farão uma caminhada pela orla do Mar Pequeno e plantarão mudas de árvores nativas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A programação também inclui coral de música, palestras com ambientalistas e a “Exposição Cultural Ambiental”, mostra de produtos reciclados feitos na escola com garrafas PET, CDs, caixas de leite, papelão e areia.

O trabalho realizado na unidade de ensino não consiste somente em atividades práticas como visitas a parques, museus e trilhas ecológicas, como ensina aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental noções básicas sobre ecossistema, diversidade, ecologia e coleta seletiva de lixo.

“A proposta é poder despertar em nossos estudantes o senso de responsabilidade para com o meio ambiente e fazer com que o conhecimento adquirido possa ser transmitido para toda a comunidade, transformando-os assim em agentes multiplicadores”, afirma o professor e coordenador do projeto, Paulo Sergio da Silva.

O objetivo do projeto é aguçar nos alunos o espírito de conscientização sobre o meio ambiente e como preservá-lo. Ao final, os alunos recebem um certificado. O curso realizado em parceria com o Programa Escola da Família da rede estadual, Polícia Militar Ambiental e Prefeitura Municipal acontece aos finais de semana.

Escolas sustentáveis

Muitas escolas estaduais de São Paulo realizam ações sobre conscientização do meio ambiente. Neste sentido, a Educação fez um especial para o Dia Mundial do Meio Ambiente com alguns dos projetos sobre o tema realizado por alunos e professores da rede estadual. Saiba mais aqui.