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quarta-feira, 19/04/2017
Boas Práticas

Escola indígena promove atividades em comemoração ao Dia do Índio

Em Braúna, estudantes da E.E. Índia Maria Rosa participaram de músicas, danças e feira de artesanato

Músicas, danças típicas e feira de artesanato marcaram as comemorações do Dia Nacional do Índio na Escola Indígena Índia Maria Rosa, em Braúna. Os alunos receberam estudantes indígenas que cursam o ensino regular na E.E. José Florentino de Souza, E.E. Expedicionário Diogo Garcia Martins, e membros da comunidade Icatu.

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Coordenados pelo professor Carlos Indubrasil, os alunos entoaram o canto na Língua Kaingang, falada pelos índios em São Paulo. Com a participação da aldeia, realizaram a Dança do Bate Pau dos Índios Terenas, executada por crianças e adultos, em que toca-se flauta e tambor para dar o ritmo aos passos dos dançarinos, enquanto batem com taquaras no chão. As mulheres, por sua vez, executaram a Dança da Chuva das mulheres Terenas, e o Grupo Cultural Etnia Kaigand, da Aldeia Índia Vanuíre, também fez apresentação de dança e canto.

Políticas inclusivas para alunos de comunidades indígenas

A Secretaria da Educação atende em todo o Estado de São Paulo mais de 1,8 mil alunos de comunidades indígenas. Com unidades escolares de Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltadas a estudantes das etnias Guarani Nhandewa, Guarani Mbya, Terena, Krenak e Kaingang.

O conteúdo aplicado nas salas de aula segue as diretrizes do Currículo do Estado de São Paulo com um diferencial, as disciplinas são trabalhadas de acordo com os conhecimentos de cada etnia e os educadores são indígenas que pertencem às aldeias em que as escolas estão locadas.

O Núcleo de Inclusão Educacional (NINC) e o Núcleo de Educação Indígena (NEI) são os órgãos da Educação responsáveis por gerir políticas de inclusão para os alunos. Os núcleos integram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB).