sexta-feira, 18/05/2018
Ensino Fundamental

Jogo online orienta alunos sobre educação financeira

O público são estudantes do Fundamental, e o objetivo é exercitar habilidades da economia doméstica

Os estudantes do Ensino Fundamental podem aprender sobre educação financeira de maneira leve e descontraída. Educação oferece o game “Edu no Planeta das Galinhas”, um curso gratuito que ajuda estudantes do 4º ao 6º ano. A iniciativa foi desenvolvida pela EVESP (Escola Virtual do Estado de São Paulo), em parceria com o site Educar 3.0.

Quanto mais cedo os pequenos souberem lidar com finanças, menos problemas com dinheiro terão na fase adulta. A plataforma da EVESP pode ser acessada pelo site da Secretaria Escolar Digital, onde o interessado deve realizar o login com o RA, seguido da união federativa. A senha para o primeiro acesso é a data de nascimento do aluno. Na sessão de funcionalidades, do lado esquerdo da tela, é só clicar em “Edu no planeta das Galinhas” para começar o jogo.

O Edu é um porquinho astronauta que viaja pelo espaço e leva o jogador a diversas aventuras, enquanto ambos resolvem problemas na área da Economia. E, dessa forma, o uso consciente do dinheiro é trabalhado. Além disso, o “Edu no Planeta das Galinhas” exercita competências para o controle do orçamento utilizando elementos lúdicos em situações metafóricas, propostas pela própria estória.

O jogo já está sendo utilizado em algumas escolas da rede estadual paulista. Na EE Professora Maria Ribeiro Guimarães Bueno, na capital, ele é a base da disciplina eletiva “Dinheirama”. Nessa matéria, alunos de 11 e 12 anos aprendem noções do mundo das finanças.

“Usando o exemplo das tarefas presentes no jogo, perguntamos aos alunos como eles distribuiriam um dinheiro que receberam”, explica a coordenadora pedagógica Cássia Moraes. A educadora comenta que, em geral, eles se empolgam e falam que gastariam tudo comprando jogos e brinquedos. É nesse momento que o professor intervém e questiona o que as crianças fariam se tivessem uma emergência, levando-as a refletir sobre a necessidade de poupar.

João Vitalino, técnico da Equipe Curricular de Matemática, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, afirma que o game favorece a autonomia na reflexão crítica sobre economia que será essencial para o estudante fora da escola. “O jogo potencializa a oportunidade de os alunos construírem argumentações que justifiquem as decisões tomadas para poupar, investir, consumir e negociar”, conta o técnico.

Referência em Educação Financeira

Planejar o futuro nem sempre é uma tarefa fácil. Mas, o problema pode estar, na verdade, na falta de treinamento sobre a questão. No entanto, na escola Milton da Silva Rodrigues os alunos aprendem Educação Financeira desde muito cedo, por meio da eletiva “Educação Financeira – Sonhar Não Custa Nada”, e isso facilitará a vida de todos quando chegarem à fase adulta.

Desde 2014, os estudantes desenvolvem mecanismos para auxiliar na organização e controle dos gastos domésticos e do dia a dia. “Os alunos aprendem como trabalhar com a planilha do Excel, calcular juros, como ajudar a família a economizar para a realização de um sonho, como uma viagem ou a formatura do Ensino Médio, por exemplo”, explicou a professora de matemática e da eletiva, Marilene Magalhães Chichette.

E é exatamente assim que pensa a aluna da 3ª série do Ensino Médio Ana Luisa Lima Miyamoto, que participou da eletiva em 2016, abriu uma conta poupança e desde então economiza para a realização de seu sonho. “As aulas mudaram a minha percepção das coisas, se antes eu gastava todo o dinheiro que eu tinha quando ia ao cinema, por exemplo, hoje vou guardando um pouco por mês na conta que os professores me ajudaram a abrir. Isso vai de encontro ao meu projeto de vida, que é fazer um intercâmbio para o Canadá”, contou.