Dois estudantes da rede estadual voltam ao Brasil neste sábado (31) depois de passar três semanas nos Estados Unidos. Os alunos fazem parte do time de 50 brasileiros selecionados para a 13º edição dos Jovens Embaixadores, competição nacional que premia alunos de escolas públicas com um intercâmbio estudantil.
Washington foi a primeira parada de Henrique Vaz da E.E. Doutor Ernesto Fonseca e Matheus Batista da E.E. Comendador Antônio Figueiredo Navas. Na capital americana, eles conheceram autoridades do governo, o funcionamento das leis e a promoção de políticas públicas. Depois cada estudante tomou um destino. Henrique seguiu para a cidade de Tulsa, no estado de Oklahoma, e Matheus para Pensacola, na Flórida.
Ambos foram hospedados por famílias voluntárias e participaram de aulas em escolas do Ensino Médio. Cumprindo a agenda de “embaixadores” eles trocaram experiências com líderes locais em reuniões de trabalho e atuaram como voluntários em projetos sociais, um dos pré-requisitos do programa.
Matheus é instrutor de dança e monitor de aulas de reforço em sua comunidade, na cidade de Promissão, interior paulista. Ele explica como o intercâmbio contribuiu com sua formação pessoal. “Além de conhecer pessoas extremamente importantes e que agora me inspiram, tive oportunidade de presenciar a imersão completa na língua inglesa, e assim implementar o vocabulário, além de participar de diversos workshops e palestras de comunicação e interação social”.
O estudante do Ensino Médio, Henrique Vaz, acredita que a experiência abrirá portas para o futuro. “Acadêmica e profissionalmente, não só muitas portas se abrirão, como já se abriram, considerando o conhecimento que adquirimos durante o programa, que ocasionou a expansão de nossos horizontes para o futuro”.
Ensino de um novo idioma
Oferecer aos alunos matriculados em escolas da rede estadual a oportunidade de aprender novos idiomas é o objetivo do Centro de Estudo de Línguas (CEL). Em todo o Estado de São Paulo, mais de 200 unidades disponibilizam cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e mandarim, conforme a demanda de cada região. O acesso aos cursos é gratuito. Podem se inscrever alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Sobre os Jovens Embaixadores
Criado em 2002 pela Embaixada Americana no Brasil, o Programa Jovens Embaixadores beneficia alunos brasileiros da rede pública e que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, desempenho escolar e conhecimento da língua inglesa.
Os estudantes selecionados pelo processo seletivo ganham uma viagem para os Estados Unidos para um programa de três semanas de intercâmbio onde visitam a capital do país, seus principais monumentos além de participarem de reuniões em organizações dos setores público e privado.