Termina nesta segunda-feira (5), o prazo para os alunos que estão no Ensino Médio se inscreverem no Parlamento Jovem Mercosul, iniciativa que tem como objetivo incentivar o protagonismo juvenil de estudantes promovendo a integração e inclusão educativa entre os jovens dos países do Mercosul.
Para participar, o aluno deve estar devidamente matriculado em uma escola pública estadual na 1ª ou 2ª séries do Ensino Médio, ter boa atuação escolar, entre outros requisitos informados no edital do concurso. A inscrição será efetivada mediante a apresentação de projeto autoral de protagonismo juvenil, juntamente com a ficha de inscrição e outros documentos.
– Clique aqui e inscreva-se no Parlamento Jovem Mercosul 2016
– Clique aqui e baixe o Termo de Autorização de Uso de Imagem e Voz
– Clique aqui e baixe o Termo de Ciência e Autorização
Os alunos devem enviar os textos para as Secretarias de Educação de seus respectivos Estados. Caberá às Secretarias fazer a pré-seleção dos melhores projetos, de acordo com os critérios estabelecidos pelo MEC. A divulgação dos trabalhos pré-selecionados acontecerá no dia 15 de setembro.
Após a pré-seleção estadual, será divulgada a lista dos jovens que participarão da Seleção Nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul. A iniciativa elegerá 27 representantes brasileiros, que terão mandato por dois anos. Durante o período, os estudantes participarão do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.