sexta-feira, 05/02/2016
Pais e Alunos

Medalhistas na OBMEP e OBM podem ingressar em programa de iniciação científica

Selecionados ganharão bolsa de estudos do PICME

Se você já foi medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ou da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), e está matriculado em algum curso de graduação, uma oportunidade imperdível te aguarda. Estão abertas as inscrições para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), voltado para estudantes que se destacaram nas duas olimpíadas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para participar, os interessados devem fazer a pré-inscrição no site do PICME. São duas fases: a primeira é a Entrada Regular, voltada para estudantes com ingresso no ensino superior até o primeiro semestre de 2016 e com pelo menos uma medalha na OBMEP ou OBM. Nesta fase, as inscrições vão até o dia 17 de abril.

Clique aqui e confira tudo sobre as isncrições

Clique aqui e saiba mais sobre o programa

Já a segunda fase é chamada de Entrada Antecipada, no qual poderão se inscrever alunos com ingresso no ensino superior já neste primeiro semestre de 2016 e com, no mínimo, quatro medalhas na OBMEP ou OBM. Além disso, é necessário que o interessado seja estudante de graduação na área de Matemática. Para esta fase, as inscrições vão até 2 de março.

Ao final das inscrições, os candidatos terão os dados verificados pela OBMEP e analisados pela Coordenação do PICME da instituição escolhida. Caso a candidatura seja viável, a inscrição será aceita. Para candidatos matriculados na Entrada Regular, as aulas se iniciarão em agosto. Já para os alunos selecionados na Entrada Antecipada, as aulas podem se iniciar já em março.

Inscrições OBMEP e OBM 2016

As inscrições para a 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas estão previstas para abrir no dia 22 de fevereiro. Nela, podem participar escolas estaduais de todo o país com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Já para a Olimpíada Brasileira de Matemática as inscrições estão previstas para abrir no dia 11 de abril.