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sexta-feira, 16/03/2018
A2img/Diogo Moreira
Notícia

Programa Gestão em Foco é expandido para 2.299 escolas da rede

O objetivo do programa é melhorar o aprendizado de alunos dos ensinos Fundamental e Médio

Neste ano, 2.299 escolas da rede estadual de 39 Diretorias de Ensino de Grande São Paulo e do interior estão sendo incorporadas ao programa de Gestão em Foco, que oferece um método para que as unidades atinjam resultados educacionais, pedagógicos e de gestão.

O objetivo do programa é melhorar o aprendizado de alunos dos ensinos Fundamental e Médio com a formulação de planos personalizados e monitorados pela própria comunidade escolar. As unidades de ensino poderão elaborar um diagnóstico mais claro do desempenho dos estudantes para a melhoria da qualidade do aprendizado.

Em 2017, a Educação implantou o programa em 1.081 escolas estaduais, de 13 diretorias de ensino da cidade de São Paulo. Na DE Centro Oeste, o trabalho em equipe foi fortalecido. “A gente viu uma ótima oportunidade de formação para os nossos gestores, porque ele é um instrumento de gestão e foi exatamente isso que foi acontecendo no início, só que além da formação de gestores ele proporcionou na diretoria de ensino o trabalho coletivo, um trabalho em equipe e um trabalho de escuta construído muito grande”, explica Flavia Geni Zeraik, supervisora de ensino e facilitadora.

O programa tem como base o Método de Melhoria de Resultados (MMR), composto por oito etapas: conhecer o problema, quebrar o problema, identificar a causa, elaborar um plano de melhoria, implementar, acompanhar os resultados, corrigir os rumos e registrar e disseminar boas práticas.

“O MMR é um programa e acima de tudo um método gerencial cujas as diferentes etapas propiciam um crescimento profissional e pessoal desde que essas diferentes etapas sejam pensadas, refletidas, organizadas de forma propicia”, cita Marcia Soares de Araújo Feitosa, da Diretoria Leste I.

Para Alfonso Gomes Paiva, facilitador da Diretoria de Ensino 3, o MMR permitiu identificar os desafios, planejar formas de superá-los e implantar soluções. “Foi muito importante porque aproximou os supervisores e diretores no sentido de focar mais nos problemas que as escolas tinham, nós víamos com mais planejamento, atuávamos com mais articulação junto a esses diretores e PCNP”, disse.

Edilene da Silva, facilitadora da Diretoria de Ensino Sul 2, comemora o resultado que conquistaram com a implantação do programa. “Com o método a gente passa analisar com mais cuidado cada uma dessas informações e mais pessoas conseguem ver aquilo que antes ficava restrito a coordenação ou a direção da escola.  Hoje a comunidade inteira consegue acompanhar essa evolução da Unidade Escolar”, completa.

Sobre o Programa

A expectativa é que, em 2019, todas as 91 Diretorias de Ensino estejam envolvidas no Programa. Em conjunto com a associação Parceiros da Educação, que conta com empresas, empresários e organizações da sociedade civil para auxiliar a Secretaria em projetos educacionais, uma experiência-piloto foi realizada em 2016, em 77 escolas da região leste de São Paulo.

Durante o período, a média dos alunos do Ensino Médio no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) registrou crescimento de 15% se comparado à edição de 2015.

Atualizada em 19 de março de 2018, às 12h22