Quem prestou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em novembro do ano passado já pode conferir o espelho da redação e verificar como foi o desenvolvimento em cada uma das competências analisadas pelos corretores. A nota máxima é mil e, em 2014, apenas 250 alunos em todo o Brasil conquistaram o resultado. Entre elas, Luísa Rodrigues Lima e Silva, da E.E. Antonio Marinho de Carvalho Filho, em Presidente Venceslau.
Na época, Luísa ainda estava na 2ª série do Ensino Médio e prestou a seleção como treineira. Parte do bom desempenho se deve ao projeto de contos criado na escola pela professora de Língua Portuguesa. Foi daí que a estudante tomou gosto pela escrita e desenvolveu todas as competências esperada para uma redação “campeã”.
E para que os alunos de Ensino Médio que vão fazer a prova este ano tenham o mesmo desempenho de Luísa, a Educação listou sete dicas para uma redação nota mil. Este ano, as provas acontecem nos dias 5 e 6 de novembro.
Dicas para qualquer aluno escrever uma redação nota mil:
1) Pratique: a prática leva à perfeição. Tente escrever pelo menos uma redação por semana, identificando os pontos fracos e desenvolvendo melhor a colocação dos argumentos.
2) Leia sempre que possível: uma forma de dominar a linguagem escrita e escrever bons textos é a leitura. Além de aumentar o vocabulário, o hábito amplia as referências literárias e de estilo.
3) Mantenha-se atualizado: a leitura diária de jornais e revistas ajuda em um bom repertório na hora da argumentação. Um candidato bem informado lida melhor com as propostas oferecidas.
4) Não fuja do tema e estrutura propostos: mantenha sempre o tema enunciado pela coletânea. Fugir do tema e da estrutura pode anular a redação. É importante manter o foco.
5) Proponha uma solução: lembre-se que as dissertações do Enem exigem que o candidato apresente uma proposta de solução para o problema apresentado. Propostas que desrespeitam os direitos humanos também serão zeradas.
6) Respeite o número de linhas: desenvolva as ideias dentro do número mínimo e máximo de linhas disponível. Redações menores que o exigido não serão corrigidas e linhas fora do espaço delimitado serão ignoradas.
7) Prefira frases curtas: mantenha os períodos curtos e objetivos. Voltas desnecessárias podem comprometer o andamento do texto e a sua clareza.
Preparação online
Alunos da rede estadual podem contar com o cursinho Pré-vestibular Online da Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP) para auxiliar nos estudos para o vestibular. Com um banco de dados repleto de questões dos principais processos seletivos dos últimos dez anos, alunos podem testar os seus conhecimentos e estudar conteúdo baseados nos três principais vestibulares do estado.