• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 22/02/2016
Agenda do secretário

Secretário participa de homenagem aos 200 anos de Visconde de Porto Seguro

Evento também contou com o lançamento do livro “Um Visconde nos Tempos das Magnólias”

Na última sexta-feira (19), o secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, participou do evento de comemoração do bicentenário do Visconde de Porto Seguro, grande pensador brasileiro conhecido como Francisco Adolfo de Varnhagen, cuja obra principal, História do Brasil, é uma das primeiras compilações sobre a história do país. O evento foi realizado no Colégio Visconde de Porto Seguro, na unidade da região Panamby, localizada na zona sul de São Paulo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na cerimônia, estiveram presentes membros da diretoria e estudantes do colégio alemão, presente no país desde 1978. “O Colégio Visconde de Porto Seguro é um modelo a ser seguido, pois é o testemunho eloquente da responsabilidade social que, quando exercida de forma consciente e ética por uma comunidade, surte resultados que mudam a face do Brasil”, disse José Renato Nalini.

Lançamento do livro “Um Visconde nos Tempos das Magnólias”

Além do aniversário de 200 anos de Francisco Adolfo de Varnhagen, o evento também marcou o lançamento do livro “Um Visconde nos Tempos das Magnólias”, do escritor e professor de Língua Portuguesa do Colégio, Marcelo Donatti. Com linguagem leve para as crianças, o livro traz a biografia do Visconde de Porto Seguro, na qual uma personagem de nome Magnólia encontra a história do visconde. A partir disso, a história dos dois personagens se mistura, passando, assim, a ser narrada a história do Brasil.

“Os alunos da rede pública vão se divertir muito com a leitura. O livro é indicado para alunos a partir do 5º ano do Ensino Fundamental pois os tempos, passado, presente e futuro, vão se misturando de uma maneira lúdica, criando uma rede, a chamada nação brasileira”, revelou o escritor.