• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 25/11/2016
Boas Práticas

Simulado prepara alunos e escola para prova do Saresp

Estudantes da Zona Norte fazem teste com as mesmas características da avaliação

Este ano, a aplicação da prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo) vai acontecer nos dias 29 e 30 de novembro. Com o objetivo de auxiliar os alunos na preparação para a prova, a equipe gestora da E.E. Milton Rodrigues da Silva, na Zona Norte, aplicou um simulado nos mesmos moldes da avaliação. O simulado foi realizado pelos alunos do 3° ano do Ensino Médio em duas oportunidades, uma para o teste de língua portuguesa, e outra para questões de matemática.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Nós procuramos desenvolver toda a ambientação da prova. A duração, o formato, a divisão de dias para cada disciplina, para de fato preparar o aluno para a avaliação”, explicou o diretor da unidade Osmar Francisco de Carvalho.

A professora coordenadora da área de Linguagens e Códigos, Silvia Chagas Gomes, explica que o processo de elaboração da prova contou com o suporte dos materiais desenvolvidos pela Secretaria da Educação. “Também nós professores desenvolvemos outras questões para enriquecer mais a nossa análise referente ao conteúdo abordado durante o ano letivo”.

Sem surpresas, os alunos da unidade se dizem preparados para realizar a prova. “O simulado foi fácil porque o conteúdo que caiu foi dado pelos professores no decorrer do ano, então não teve nada de surpresa, e nada que a gente não tenha estudado”, revelou o aluno Paulo Henrique Fanti Ferreira.

“Pensamos o Saresp como algo muito importante na escola, que ele é o fechamento desse currículo”, finalizou o diretor.

Simulado online da Educação

A Educação colocou no ar um simulado com 24 itens de múltipla escolha das duas disciplinas exigidas na prova. O conteúdo está disponível na Secretaria Escolar Digital. Clique aqui para acessar o simulado

As questões são baseadas na ‘matriz de referência’ e foram agrupadas de acordo com a etapa de ensino. A proposta é que os alunos conheçam, de forma prévia, o formato da prova (quantidade e tipo de perguntas, e tempo para resposta).

O resultado é divulgado no mesmo dia. Os professores de Língua Portuguesa e Matemática têm ainda acesso aos relatórios de cada classe e região. A ideia é que com os dados em mãos, seja possível identificar as dúvidas dos jovens.

Sobre o Saresp

A avaliação tem por objetivo identificar as habilidades e competências de crianças e jovens de cada etapa escolar e a eficiência do currículo adotado em São Paulo nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Participam da prova estudantes dos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do Ensino Fundamental, e da 3ª série do Ensino Médio.