sexta-feira, 08/06/2018
Ensino Médio

#VemPraUSP!: inscrições prorrogadas até 15 de junho

A competição pretende incentivar o ingresso de alunos da rede na universidade

As inscrições para o programa “Vem Pra Usp!” foram prorrogadas! Os concluintes do Ensino Médio que tentam uma vaga na Universidade de São Paulo (USP) têm a oportunidade de conquistar a inscrição gratuita.

Faça a inscrição aqui.

Mais informações aqui

O desafio, criado exclusivamente para os estudantes da rede pública do estado de São Paulo, visa estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo cobrado nos vestibulares e a incentivá-los a cursar graduação na USP.

No Vem pra USP!, todos os participantes terão à disposição videoaulas de matemática ministradas, especialmente, pelos professores do cursinho da Poli USP. Outras sugestões para estudo também estarão disponíveis no site do programa.

Competição USP de Conhecimento

A CUCo (Competição USP de Conhecimento) faz parte do Vem Pra USP!, e acontece em duas fases. A primeira é pela internet, onde os candidatos respondem 18 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, ciências e matemática em 120 minutos.

Na segunda fase, a prova é feita presencialmente na unidade em que o aluno está matriculado. São 45 questões de múltipla escolha: 15 de português, 15 de matemática, 10 de ciências e 5 de atualidades. As questões são adequadas ao currículo do ano em que o estudante está matriculado.

São três categorias, e todas serão premiadas. Os alunos ganham certificados online, visitas monitoradas e muito mais. Na categoria Escola, a unidade que ficar em primeiro lugar leva prêmio de até R$ 100 mil. E na categoria Grêmio Estudantil o prêmio é de R$ 2.500, ótima chance para dar um UP no seu QG. Mais informações no site do Vem Pra USP!.

Edição 2017

Na primeira edição, realizada em 2017, a cidade de São Carlos foi a que mais teve alunos inscritos. E a Diretoria de Ensino têm realizado trabalhos voltados exclusivamente para o vestibular das universidades públicas.

“Aqui na nossa escola, como é de ensino integral, uma das premissas é a excelência acadêmica. Ou seja, preparar o nosso aluno para ingressar numa universidade, principalmente as públicas. E uma competição dessa é algo a mais para os nossos alunos. Além dos benefícios, serve como treinamento para o vestibular”, esclarece Priscila Estevão Micelli, vice-diretora da escola Sebastião de Oliveira Rocha.

A escola está instalada próxima a USP, a ponto dos estudantes e funcionários dizerem, de forma descontraída, que a instituição é quintal da unidade. “E a gente tem bastante parcerias com os professores de lá e com a universidade, como um todo. Nossos alunos conseguem vivenciar na prática o ambiente acadêmico”, comemora Priscila.

Com a 2ª edição do Vem pra USP!, todos os alunos da rede ganham a mesma oportunidade de treinarem para o vestibular. O desafio visa estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo cobrado nos exames e a incentivá-los a cursar graduação na USP.

No Vem pra USP!, todos os participantes terão à disposição videoaulas de matemática ministradas, especialmente, pelos professores do cursinho da Poli USP. Outras sugestões para estudo também estarão disponíveis no site do Programa. “Eu acho que isso contribui de forma positiva para que algum dia eu posso me tornar aluno da USP, afirma Lucas Seiki Hirossi, de 16 anos e que sonha em seguir algo no campo das ciências. “É uma oportunidade muito boa que não pode ser desperdiçada. Temos que agarrar e não deixar passar”, completa o garoto, que cursa a 2ª série do Médio.