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sexta-feira, 08/07/2016
Ensino Integral

#Vestibular: alunos fazem adaptação teatral de clássicos da literatura

Ação intensifica o estudo e a compreensão das obras de leitura obrigatória

“O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo, foi a obra escolhida para ser interpretada no teatro pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio, da E.E. Professor Doutor Geraldo Campos, na capital. Entre outras publicações propostas pelos orientadores do Projeto Mostra Teatral, como O Pequeno Príncipe, Rei Lear e A hora da estrela, a escolha da adaptação foi unânime: ela faz parte das obras de leitura obrigatória para o vestibular e, para os alunos em fase preparatória, a ação ajuda a intensificar o estudo e a compreensão dos textos.

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“Houve uma preocupação em colocar os clássicos na lista de adaptações, já que elas caem no vestibular e envolvem uma reflexão muito grande. O projeto foi concebido justamente para apresentar esse universo para os alunos de tal forma que a leitura pudesse ser prazerosa”, disse Andrea Maria de Menezes, diretora da escola.

Os alunos foram responsáveis pela adaptação, que envolveu todos os elementos do teatro, como roteiro, direção, sonoplastia, trilha sonora, iluminação, escolha dos personagens e atuação. “O mais importante para nós nessa ação, é que todos os alunos ficaram incluídos. Cada um teve atribuições igualmente importantes para que as peças acontecessem”, explica a diretora.

Para a aluna Larissa Estevão da Silva, que foi a narradora da peça e conduziu todas as personagens, a ação vai além da preparação para o vestibular. “O teatro é maravilhoso porque trabalha em muitos campos da nossa vida. Ele ajuda na maneira como a gente fala, como a gente se expressa e como a gente se relaciona com as outras pessoas, já que a equipe precisa estar em sintonia para que tudo corra bem”, disse.

Ygor Alves foi responsável pela direção da peça e escolha dos personagens. Ele próprio viveu o imponente Miranda, um comerciante português, que mora num sobrado aburguesado, ao lado do cortiço. O aluno conta que o mais interessante no teatro é a possibilidade de vivenciar histórias diferentes e que, graças às atividades da escola, incluiu em seu projeto de vida se tornar ator. Ele se prepara para prestar vestibular no curso de artes cênicas da USP. “A escola é a principal causadora desse teatro em mim”, disse.

Além da obra de Aluísio de Azevedo, os alunos do Ensino Médio interpretaram e adaptaram as obras: Mãe Coragem e Seus Filhos (Bertolt Brecht), O Rei da Vela (Oswald de Andrade), Capitães da Areia (Jorge Amado), O Pagador de Promessas (Dias Gomes), O Navio Negreiro (Castro Alves), O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry), O Rei Lear (William Shakespeare), O Auto da Compadecida (Ariano Suassuna), O Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente), Vestido de Noiva (Nelson Rodrigues), A Hora da Estrela (Clarice Lispector) e Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis).

Mudança de perspectiva

A Escola Estadual Professor Doutor Geraldo Campos faz parte do Programa de Escola de Tempo Integral que, assim como aconteceu com Ygor, tem o objetivo de oferecer aos alunos uma nova perspectiva em relação ao futuro. Seja por meio de disciplinas eletivas, nas quais os alunos podem escolher qual cursar, de acordo com o seu projeto de vida, os clubes juvenis, entre outras atividades.

O modelo de ensino proporciona jornada ampliada, para que os alunos planejem e executem seus projetos, com orientação e auxílio dos professores para alcançarem sucesso acadêmico e profissional. Além disso, contam com uma estrutura que inclui laboratórios de ciências, sala de leitura e sala de informática.