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terça-feira, 02/02/2016
Pais e Alunos

Vestibular: confira cinco erros mais comuns ao escrever uma redação

Uso de gírias podem prejudicar estudantes na hora de escrever um bom texto

A época dos vestibulares mais concorridos do Brasil está aí! E para ajudar os alunos que se formaram no Ensino Médio da rede estadual e que vão prestar vestibular em 2016, a Educação selecionou cinco dos principais erros mais cometidos na temida redação dos vestibulares Brasil afora para os estudantes ficarem atentos e mandarem bem no texto. Confiram:

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1) Coesão textual: a escrita de um texto coeso é um grande desafio para os alunos. Para escrever uma ótima redação, é necessário que o estudante tenha conhecimento pleno sobre a Língua Portuguesa, especialmente com relação aos elementos e variações linguísticas.

Além disso, é necessário que o aluno tome cuidado com frases longas, que podem comprometer a coesão e também a coerência da redação.

2) Uso de gírias: a redação de vestibular exige que o candidato escolha uma linguagem padrão, com o uso correto das palavras da Língua Portuguesa. Portanto, expressões e gírias populares, utilizadas na comunicação durante o dia, não são interessantes.

3) Rebuscamento linguístico: ao contrário das gírias, o rebuscamento linguístico consiste na utilização em excesso da norma culta da língua. Nesse caso, é indicado que o candidato utilize palavras e construções simples, articulando com palavras cultuas, para não correr o risco de ser mal interpretado.

4) Cuidado com o senso comum: em redações como as do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é necessário que o candidato escreva um texto de acordo com tema, evitando cair na armadilha das generalizações e do senso comum, que são recorrentes nas redações dos vestibulares. Tais recursos podem esvaziar o texto e mostrar falta de argumento e conhecimento do escritor quanto ao assunto tratado.

5) Uso incorreto de conjunções: cada conjunção tem um significado, por isso, é necessário que o escritor conheça o sentido de cada conjunção para não correr o risco de deixar o texto sem sentido.