Ensino Fundamental

#PortugaleEu: concurso de vídeos recebe inscrições até 30 de abril

O objetivo é estimular o conhecimento sobre história e cultura portuguesas entre estudantes da rede estadual paulista

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo, com o objetivo de estimular o conhecimento sobre história e cultura Portuguesa entre os estudantes da rede estadual paulista, promove o concurso de vídeos “Portugal e Eu”. A premiação pretende valorizar os trabalhos que abordem a história, cultura, culinária, economia e outros aspectos do estilo de vida português sob a ótica do jovem brasileiro. O período de inscrições da Fase Escola vai até o dia 30 de abril.

Clique aqui para ler o regulamento na íntegra

A iniciativa reforça os laços de amizade entre os povos brasileiro e português, além de promover uma cultura estrangeira, mas com fortes ligações ao Brasil, essencial para o desenvolvimento dos cidadãos do mundo. Podem participar estudantes dos ensinos Fundamental e Médio regular, da EJA – Educação de Jovens e Adultos e de outras modalidades, desde que matriculados e frequentes na rede estadual de ensino.

Os vídeos devem ser publicados no Youtube. O link do vídeo deverá ser informado no formulário de inscrição, disponível nesse link. As produções devem ter, no máximo, 1 minuto de duração. Atenção! Qualquer material com duração superior será desclassificado. Os participantes devem respeitar o tema proposto, e aqueles que não se enquadrarem na temática “Portugal e Eu” serão automaticamente desclassificados.

A abordagem audiovisual pode transmitir a experiência pessoal do concorrente com a cultura e população portuguesa, ou com a comunidade luso-brasileira. Poderá também transmitir a interação, semelhanças e diferenças entre os países (Brasil e Portugal). História, cultura, culinária, arte, estilo de vida, economia e política do país são temas a serem trabalhados, sempre adequando o assunto escolhido à temática “Portugal e Eu”.