terça-feira, 20/03/2018
A Escola Que Queremos

3ª edição do concurso Vozes levanta discussão sobre empoderamento feminino

Com o tema “Em todos os lugares. Em pé de igualdade”, as músicas de cada escola devem ser enviadas até 19 de junho às Diretorias de Ensino

O momento mais aguardado do ano para os alunos compositores e cantores chegou! Estão abertas as inscrições para a 3ª Edição do Concurso Vozes Pela Igualdade de Gênero. Em 2018, a iniciativa traz o tema “Em todos os lugares. Em pé de igualdade”. Agora é só se inspirar e construir uma canção bem bonita que agrade os júris técnico e popular.

Clique nesse link para ler o regulamento e ter acesso aos documentos necessários para a inscrição

A competição musical é uma parceria entre a Educação e o Ministério Público, com apoio da gravadora Midas Music, e tem como objetivo conhecer e difundir a reflexão entre os estudantes sobre o exercício efetivo dos direitos da mulher, como a promoção da igualdade e empoderamento feminino em todos os âmbitos sociais, econômico e político, refletir a desigualdade na construção de gênero e promover a participação plena e efetiva das mulheres na sociedade.

Destina-se aos alunos regularmente matriculados e frequentes nos cursos de Ensino Médio e na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, da rede estadual paulista. A inscrição poderá ser individual ou em grupo de até cinco alunos. Haverá um professor orientador, que deve ser indicado pelos próprios estudantes. Atenção! Em caso de participação em grupo, é obrigatório incluir uma integrante do gênero feminino.

Serão critérios de avaliação a forma de apresentação, como expressividade, capacidade de comunicação de “ideias”, discurso e capacidade de dar destaque aos temas do concurso, fluência e originalidade.

São três fases, sendo a primeira a produção musical pelos estudantes e, posteriormente, a escolha pela escola de uma composição que irá representar a unidade escolar. A música vencedora dessa etapa deve ser enviada à Diretoria de Ensino até o dia 19 de junho de 2018.

A segunda etapa será a avaliação e seleção das músicas recebidas pela Diretoria de Ensino, que indicará três composições para avaliação da fase estadual. Esse período se estende até o dia 6 de julho.

A última fase fica a cargo da comissão julgadora formada por representantes do Ministério Público de São Paulo e da Secretaria da Educação. Assim, 10 finalistas passarão pela votação popular online, que acontecerá entre os dias 30 de julho e 13 de agosto de 2018. A grande vencedora sairá dessa etapa, e será gravada com a produção do Midas Music, gravadora do produtor musical Rick Bonadio, que se uniu ao concurso como símbolo de engajamento da música, cultura, justiça e educação pela igualdade de gênero, além da importância de levar esta mensagem à juventude brasileira.

“É uma grande oportunidade da gente, através da música, entrar nas escolas e ver a participação da garotada. É muito importante que as músicas tenham esses temas, e é muito importante que a gente aprenda também com as crianças que estão se desenvolvendo, estão crescendo e estão entendendo de maneira tão bonita o que é o respeito às diferenças”, acredita Rick Bonadio.

O que já foi produzido no concurso Vozes Pela Igualdade de Gênero

Na edição anterior, o tema do concurso Vozes Pela Igualdade de Gênero foi #RespeitaAsDiferenças. Na ocasião, venceu a música “Amar sem Olhar a Quem”, do aluno Elian Flores, que terminou o Ensino Médio na E.E. Tonico Barão, do município General Salgado. Como prêmio, em março de 2018, Elian Flores gravou sua composição no estúdio Midas Music, de Rick Bonadio.

Segundo o cantor e compositor Elian Flores, o “Vozes Pela Igualdade de Gênero proporciona um grande espaço para que nós mostremos nossa arte, e também passar essa mensagem de igualdade”, afirma.

Em 2017, “o objetivo foi trazer o debate sobre as diferenças de gênero, orientação sexual e outros marcadores da diferença”, explica Thiago Sabatine, assessor técnico da Secretaria da Educação, e um dos responsáveis pelo projeto.

Agora, o próximo passo é a divulgação de um vídeo clipe, com imagens feitas no mesmo dia da gravação do áudio no Midas Music. Elian Flores mandou bem, e demonstra ter um grande caminho a percorrer na área musical. “Eu entrei no estúdio e perguntei para o produtor ‘que take é esse?’. Ele respondeu que o Elian estava apenas passando o som para testar o microfone. E o jovem já estava interpretando, colocando a maneira dele cantar… afinado, afinado, afinado como poucos nesse Brasil. E já, de cara, eu pude ver que ele é um artista que já está num caminho muito bom, muito certo”, acredita Helio Leite, diretor artístico de marketing da gravadora Midas Music.

O Concurso de Música Vozes pela Igualdade de Gênero foi lançado em 2016 e a primeira edição contou com o tema do enfrentamento à violência contra a mulher, no ano em que a Lei Maria da Penha completou uma década de existência.

O fim do preconceito, da violência de gênero e a luta pela liberdade das mulheres estão nos versos da música “Primeiro Passo”, vencedora da primeira edição, de autoria do aluno Nathan Pereira da Silva, que contou com a participação da cantora Kell Smith, do sucesso “Respeita as Mina”.