quinta-feira, 25/08/2016

Acompanhe o seminário sobre prevenção de riscos e desastres da Defesa Civil

Assista ao vivo a transmissão do evento que acontece nesta quinta (25), no Palácio dos Bandeirantes

A partir das 8h30 desta quinta-feira (25), os profissionais da educação podem assistir ao vivo a transmissão do “I Seminário Estadual de Educação e Redução de Risco e Desastres”. O evento acontece no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, e segue até as 17h30. Com transmissão pela rede do Saber, o evento pode ser acompanhado aqui. A abertura do evento foi realizada pelo secretario da Educação, José Renato Nalini e pleo Cel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com participação do secretario do Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Do encontro, que está acontecendo no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, participarão os parceiros OFDA (Office for Disasters Assistance), e a Casa Militar do Gabinete do Governador Geraldo Alckmin. Ao todo, estão inscritos para o encontro 400 professores-coordenadores do Núcleo Pedagógico, coordenadores de escola e professores de 28 Diretorias de Ensino, que se tornarão multiplicadores de formação em suas regiões e que transformarão as aulas de 3,8 milhões estudantes.

Na programação, estão previstas palestras com representantes de todos os grupos participantes. A ideia é que os professores aprofundem seus conhecimentos para implantar em suas comunidades atividades de prevenção de riscos de acordo com cada realidade local. O projeto se transformará em aulas especiais para cerca de 3,8 milhões estudantes de várias regiões do Estado.

Prevenção de desastres e riscos nas salas de aula

No Currículo Oficial do Estado de São Paulo, o tema é tratado no Caderno do Aluno do Ensino Fundamental e Ensino Médio das aulas de Geografia. No Ensino Fundamental, os alunos têm aulas que falam sobre ciclos da natureza, alagamentos, secas e tempestades. Já para alunos no Ensino Médio, há discussões sobre natureza e riscos ambientais.

Também motivo de parceria entre a Educação e a Defesa Civil, os alunos da rede estadual têm à disposição, gratuitamente, o jogo “Defesa Civil – A Aventura”, disponível na página da Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp) e que tem como objetivo auxiliar personagens a se salvarem de desastres como enchentes, por exemplo.

Em alguns locais do estado, o tema já tem sido aprofundado. É o caso das escolas de São Luiz do Paraitinga, que passou por um grande desastre no período de chuvas em 2010 e teve que ser reconstruída. Alunos e professores das unidades estarão em São Paulo nesta semana para contar sobre a experiência.