09/03/17

Consulte edital e orientações para participação no concurso de desenho do projeto Gestão Democrática

Edital 1
Edital 2
Regulamento
Anexos
Retificação DOE

O que é o concurso?
O concurso deve enfatizar na rede estadual de ensino a importância da participação coletiva e cultural democrática no cotidiano das escolas, envolver alunas e alunos, professores e comunidade escolar num programa diversificado de ações, de forma que vivenciem todo o processo de democratização escolar. Além disso, o concurso visa inserir alunos e alunas no contexto do Projeto, o que possibilitará que se tornem mais críticos e produtores de informações, entre outras ações.

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Qual o prazo?
As escolas têm até o dia 5 de maio para encaminhar os desenhos selecionados para a Diretoria de Ensino. Cada DE, por sua vez, também deverá selecionar os melhores desenhos de suas escolas e encaminhar para a Secretaria da Educação, que divulgará o vencedor até 30 de junho. O intuito é que a comunidade escolar e toda a sociedade civil aceitem o convite para contribuir com a modernização da legislação de Grêmios Estudantis, Conselhos Escolares e Associação de Pais e Mestres.
Quem pode participar?

Podem participar do Concurso de Desenho – Mascote todos os alunos e alunas do Ensino Fundamental e Médio: Regular, Educação de Jovens e Adultos; Classes Hospitalares; Programa Educação nas Prisões; Fundação Casa; Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola, matriculados e frequentes nas aulas.

A participação se dará por adesão da escola. É possível se inscrever individualmente ou em grupo de até três (3) pessoas, que podem estar cursando anos diferentes dos Ensinos Fundamental e Médio.

Os participantes devem escolher, de forma democrática, um professor orientador, que também será o responsável pela autenticidade da produção. A mascote criada deve ser inédita e sem menção de estereótipos, além de ser composta, exclusivamente, pela linguagem não verbal.

Desenvolvimento

Para desenvolver o trabalho, os concorrentes devem pesquisar e promover discussões interdisciplinares sobre o conceito de Gestão Democrática e o conceito de Mascote. Também é preciso compreender e estabelecer relação entre os dois conceitos. Além disso, é necessário reconhecer e aplicar as técnicas para a criação da Mascote, na composição artística, dos elementos da linguagem visual (tais como, cores, linhas, formas e texturas) e dos elementos simbólicos que fazem referência ao tema.

Alunas e alunos participantes devem também produzir dois textos. Um irá definir o conceito do desenho criado, em relação à escolha dos elementos que compõem a Mascote, como ideia, formato, cores, significado, entre outros. O segundo texto servirá para apresentar o registro das etapas do processo de criação, incluindo as ilustrações.

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