Gestão Democrática

Hoje (20) é o último dia para que as eleições de novos Grêmios Estudantis aconteçam

Estatuto estipula voto direto com chapas formadas por alunos de cada ciclo

qui, 20.04.2017

Termina nesta quinta (20) o prazo para que as escolas da rede estadual de ensino façam as eleições para escolher novos Grêmios Estudantis. A orientação da Secretaria da Educação é que o resultado seja divulgado no início de maio. De acordo com o estatuto escolar, as chapas devem ser formadas por alunos de cada ciclo atendido na unidade: Fundamental Anos Iniciais e Finais; e/ou Médio.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Cada unidade tem autonomia para decidir o método: eletrônico (programas de computador, planilhas, Google Drive) ou manual. O voto, no entanto, deve ser obrigatoriamente direto.

Em 2016, a rede estadual fechou o ano com representantes eleitos em 4.515 unidades. A orientação da Secretaria é que os mandatos sejam de um ano e o grêmio elabore propostas, organize e sugira atividades para a escola. Além disso, as agremiações têm direito de participar da organização do calendário e devem articular e negociar os interesses junto à direção escolar.

Questionário Gestão Democrática

No início do mês, a Secretaria da Educação divulgou os primeiros resultados do questionário Gestão Democrática. De acordo com o levantamento, mais da metade (61%) dos participantes creditam à gestão democrática a melhora da aprendizagem dos alunos, enquanto 60% apontam a garantia da inclusão e o respeito às diferenças entre as pessoas. O espaço ocupado pelos grêmios também estava entre os itens da pesquisa. Segundo os ouvintes, 49% indicaram que os colegiados foram criados por iniciativa dos alunos.