EJA - Educação de Jovens e Adultos

Tecnologia e sustentabilidade: alunos são convidados a criarem app em desafio da Educação

Para participar, estudantes devem desenvolver projetos com base na preservação dos biomas do Estado

ter, 12.09.2017

Ainda dá tempo de se inscrever no concurso Desafios Sustentáveis – Biomas do Estado de São Paulo, da Secretaria da Educação. Os estudantes do  8º e 9º anos do Ensino FundamentalEnsino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) podem participar, até 2 de outubro.  O Desafio agora é criar aplicativos que tenham como principal funcionalidade promover a conservação e preservação dos biomas do Estado de São Paulo.

Para que os alunos possam participar do projeto é preciso, inicialmente, a adesão das escolas estaduais. Os grupos de criadores de um novo app podem ser formados por até cinco estudantes e devem ter a orientação de um professor da rede.

– Clique aqui acesse o regulamento

O projeto de um novo aplicativo deverá ser baseado em cinco temas geradores, que são: biodiversidade, água, energia, consumo e resíduos. Os estudantes podem, por exemplo, criar o protótipo a partir de uma problemática de seu cotidiano ou do entorno da escola em que estão matriculados.

A proposta é que os estudantes envolvam, ainda, a comunidade escolar e que, a partir deste diagnóstico, ampliem a consciência ambiental dos que estão inseridos em sua unidade de ensino. O reconhecimento dos biomas faz parte do currículo oficial do Estado para as aulas de geografia a partir do Ensino Fundamental.

Etapas do concurso

Na primeira etapa, as escolas têm até o dia 2 de outubro para elegerem até dois aplicativos representantes e encaminharem os projetos às 91 Diretorias de Ensino. Os melhores aplicativos da fase escola devem ser selecionados a partir de votação local, considerando a opinião de todo o grupo escolar. Importante: os aplicativos precisam ser testados. Após este período, as 91 regionais de ensino também terão que selecionar dois aplicativos representantes, a partir de avaliação de professores-coordenadores.

A fase regional termina em 20 de outubro, quando as DEs devem encaminhar seus projetos para a coordenação do concurso, que selecionará, então, os dez finalistas. Para a escolha do grande vencedor entre os melhores apps, a Pasta organizará uma votação online entre os dias 6 e 20 de novembro. O grande vencedor será divulgado até o dia 24 de novembro.