A partir das 8h30 desta quinta-feira (25), os profissionais da educação podem assistir ao vivo a transmissão do “I Seminário Estadual de Educação e Redução de Risco e Desastres”. O evento acontece no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, e segue até as 17h30. Com transmissão pela rede do Saber, o evento pode ser acompanhado aqui. A abertura do evento foi realizada pelo secretario da Educação, José Renato Nalini e pleo Cel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com participação do secretario do Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro.
Do encontro, que está acontecendo no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, participarão os parceiros OFDA (Office for Disasters Assistance), e a Casa Militar do Gabinete do Governador Geraldo Alckmin. Ao todo, estão inscritos para o encontro 400 professores-coordenadores do Núcleo Pedagógico, coordenadores de escola e professores de 28 Diretorias de Ensino, que se tornarão multiplicadores de formação em suas regiões e que transformarão as aulas de 3,8 milhões estudantes.
Na programação, estão previstas palestras com representantes de todos os grupos participantes. A ideia é que os professores aprofundem seus conhecimentos para implantar em suas comunidades atividades de prevenção de riscos de acordo com cada realidade local. O projeto se transformará em aulas especiais para cerca de 3,8 milhões estudantes de várias regiões do Estado.
Prevenção de desastres e riscos nas salas de aula
No Currículo Oficial do Estado de São Paulo, o tema é tratado no Caderno do Aluno do Ensino Fundamental e Ensino Médio das aulas de Geografia. No Ensino Fundamental, os alunos têm aulas que falam sobre ciclos da natureza, alagamentos, secas e tempestades. Já para alunos no Ensino Médio, há discussões sobre natureza e riscos ambientais.
Também motivo de parceria entre a Educação e a Defesa Civil, os alunos da rede estadual têm à disposição, gratuitamente, o jogo “Defesa Civil – A Aventura”, disponível na página da Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp) e que tem como objetivo auxiliar personagens a se salvarem de desastres como enchentes, por exemplo.
Em alguns locais do estado, o tema já tem sido aprofundado. É o caso das escolas de São Luiz do Paraitinga, que passou por um grande desastre no período de chuvas em 2010 e teve que ser reconstruída. Alunos e professores das unidades estarão em São Paulo nesta semana para contar sobre a experiência.