Você sabia que para receber água potável nas torneiras é realizado um longo tratamento? Quem mostrou como funciona todo esse processo foi o grupo Ciência em Show, durante um tour virtual realizado na Estações de Tratamento de Água da Sabesp, para os 4 milhões de estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas estaduais de São Paulo.
Os alunos da rede tiveram a oportunidade de aprender de forma lúdica e divertida todas as fases do processo de captação, filtragem e distribuição da água na região metropolitana e municípios do interior e litoral paulista. O sistema, composto por 214 estações, é responsável pelo tratamento de mais de 100 mil litros por segundo.
Em parceria com os técnicos da Sabesp, o grupo explicou também o funcionamento do controle de dosagem de produtos químicos como cloro, ajuste de pH com cal ou soda, filtração a partir de pedras e carvão até a adição do flúor, substância importante e presente na água consumida em São Paulo para prevenir as cáries.
A iniciativa faz parte das ações realizadas na rede para comemorar a Semana do Meio Ambiente. As unidades de ensino, de acordo com a faixa etária e ciclo, organizaram palestras, exposições e ações para alertar os alunos sobre a preservação da nossa fauna e flora. O tema também integra o Currículo do Estado de São Paulo, por meio das disciplinas de Biologia, Química e Geografia.
“A Secretaria da Educação mantém diversas ações e projetos com o intuito de fazer com que os alunos sejam multiplicadores dos hábitos conscientes. Além das atividades em sala de aula, as escolas também incentivam os estudantes a produzirem estudos e empreendimentos com o foco no meio ambiente e no bem-estar da população”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.