• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 17/06/2015
Evesp

Alunos da rede aprendem processo de tratamento de água em SP

Grupo Ciência em Show realizou um tour virtual no sistema de tratamento da Sabesp

Você sabia que para receber água potável nas torneiras é realizado um longo tratamento? Quem mostrou como funciona  todo esse processo foi o grupo Ciência em Show, durante um tour virtual realizado na Estações de Tratamento de Água da Sabesp, para os 4 milhões de estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas estaduais de São Paulo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os alunos da rede tiveram a oportunidade de aprender de forma lúdica e divertida todas as fases do processo de captação, filtragem e distribuição da água na região metropolitana e municípios do interior e litoral paulista. O sistema, composto por 214 estações, é responsável pelo tratamento de mais de 100 mil litros por segundo.

Em parceria com os técnicos da Sabesp, o grupo explicou também o funcionamento do controle de dosagem de produtos químicos como cloro, ajuste de pH com cal ou soda, filtração a partir de pedras e carvão até a adição do flúor, substância importante e presente na água consumida em São Paulo para prevenir as cáries.

A iniciativa faz parte das ações realizadas na rede para comemorar a Semana do Meio Ambiente. As unidades de ensino, de acordo com a faixa etária e ciclo, organizaram palestras, exposições e ações para alertar os alunos sobre a preservação da nossa fauna e flora. O tema também integra o Currículo do Estado de São Paulo, por meio das disciplinas de Biologia, Química e Geografia. 

“A Secretaria da Educação mantém diversas ações e projetos com o intuito de fazer com que os alunos sejam multiplicadores dos hábitos conscientes. Além das atividades em sala de aula, as escolas também incentivam os estudantes a produzirem estudos e empreendimentos com o foco no meio ambiente e no bem-estar da população”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.