• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 30/01/2018
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Alunos da rede estadual podem vivenciar a rotina da ALESP por dois dias

O Parlamento Jovem Paulista recebe inscrições de 5 de fevereiro a 9 de março; para participar, candidatos devem escrever projeto de lei

Os jovens que queiram se aproximar da rotina do Poder Legislativo podem participar do Parlamento Jovem Paulista. Os 47 selecionados pelo concurso serão deputados por dois dias e poderão vivenciar a rotina de uma casa legislativa.  A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) recebe, de 5 de fevereiro a 9 de março, projetos de lei escritos pelos candidatos.

Podem participar do programa alunos com idade entre 14 e 21 anos e que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico. Para se inscrever, o jovem deve preparar um trabalho na forma de projeto de lei, conforme orientações do manual do candidato (disponível aqui) e procurar a diretoria da escola em que estuda.

A Alesp divulgará os 47 selecionados em 2 de abril. Nos dias 26 e 27 de abril, os estudantes selecionados poderão vivenciar toda a rotina de uma casa legislativa, passando por eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação e votação de projetos de lei, tramitação nas comissões até o momento em que a proposta se torna lei. Ao final do processo, haverá uma sessão especial do Legislativo dirigida por 47 jovens parlamentares.

Cidade em Jogo

Para aprender mais sobre cidadania e política, os alunos da rede também podem utilizar o game educativo “Cidade em Jogo”, desenvolvido pela Fundação BRAVA e pelo Brazil Institute do Woodrow Wilson Center. Online e gratuito, o jogo simula o processo de tomada de decisões dos prefeitos na escolha de políticas públicas. Para interagir com o game, basta acessar esse link.

A plataforma ainda oferece uma área restrita ao professor com conteúdos complementares, sugestões de aplicação do game em sala de aula e, ainda, a possibilidade de iniciar uma rodada exclusiva do jogo com seus alunos que gera um relatório de desempenho de cada jogador.