segunda-feira, 24/07/2017
Ensino Fundamental

Alunos e professores têm até dia 30 para se inscrever na Olimpíada Nacional de Ciências

Competição é para 9º ano do Fundamental e Ensino Médio; primeira fase será em 17 de agosto

O próximo domingo (30) é o último dia para que os interessados se inscrevam na Olimpíada Nacional de Ciências. A competição é aberta a estudantes do 9º ano do Fundamental e Ensino Médio (1ª a 3ª série) da rede estadual de São Paulo. O cadastro deve ser feito, obrigatoriamente, por um professor de Ciências, Física ou Química da escola onde está matriculado, basta clicar aqui. A primeira fase das provas está marcada para 17 de agosto nas escolas inscritas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Organizada pela SBF (Sociedade Brasileira de Física) e a ABQ (Associação Brasileira de Química), a Olimpíada tem o objetivo de estimular o interesse de jovens pelo estudo das ciências naturais, além de identificar estudantes talentosos e incentivar o ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. Os vencedores recebem medalhas de ouro, prata e bronze.

As provas da etapa 1 são distribuídas em 4 níveis de acordo com o ciclo de ensino. Todas são compostas por 15 questões objetivas. Os resultados deverão ser lançados no banco de dados da Olimpíada Nacional de Ciências pelos professores credenciados. A comissão do campeonato divulgará o número mínimo de acertos necessários para classificação à segunda fase, marcada para 30 de setembro.

Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo

A rede estadual também apoia a iniciação científica. A partir deste ano, a Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP) é dividida em duas categorias: Junior (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e Master (1ª a 2ª série do Ensino Médio). Essa é a primeira vez que alunos do 6º ano vão participar. De junho a setembro, os projetos inscritos participam das seletivas regionais. A etapa estadual será em abril de 2018; a premiação em maio.