• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 29/12/2017
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Confira como foi 2017 para alunos, professores e gestores da Educação de SP

A retrospectiva do ano mostra avanços no Idesp, nomeação de professores e inovações na área da tecnologia

Durante todo o ano, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou e abriu portas para a inovação na área tecnológica, boas práticas e destaques das mais de cinco mil escolas da rede. Com o fim de 2017, é tempo de relembrar as ações que beneficiaram mais de 3,7 milhões de alunos com a retrospectiva dos principais destaques mês a mês.

Janeiro

3,7 milhões de alunos da rede estadual voltam às aulas com “intensivão” de reforço em fevereiro

De maneira inédita, a Educação organizou atividades de acolhimento em todas as 5 mil unidades de ensino e, além disso, planejou uma lista de ações para a volta às aulas, incluindo um programa intensivo de reforço de Língua Portuguesa e Matemática para todos os estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Fevereiro

Ensino Médio da rede estadual avança no Idesp pelo 4º ano consecutivo

Pelo quarto ano consecutivo, o Ensino Médio da rede estadual avançou no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). De acordo com o índice, o ciclo alcançou na última medição 2,30, contra os 2,25 registrados em 2015. A pontuação também foi a mais alta desde 2008. Além disso, o Ensino Médio das escolas de tempo integral se destacou na rede, atingindo a marca histórica de 73,4% de crescimento em comparação com o índice de 2012.

Março

Alckmin anuncia mais de 3 mil bolsas para universitários do programa “Escola da Família”

Na primeira chamada do Bolsa Universidade de 2017, o governador Geraldo Alckmin anunciou 3.771 vagas para universitários de diferentes áreas, incluindo saúde, cultura, esporte e trabalho. Os selecionados atuam durante os fins de semana em uma das 2,3 mil unidades da Escola da Família.

Abril

São 8 em cada 10 ouvidos em enquete da Educação que acreditam no diálogo e participação para uma escola melhor

Mais de 500 mil pessoas responderam o questionário inédito da Secretaria da Educação como parte do projeto “Gestão Democrática”. Em parceria com o Instituto Inspirare, os resultados mostraram que mais de 80% dos participantes acreditam no diálogo e na participação de todos para melhorar a escola. Foram ouvidos professores, estudantes, famílias e servidores de todo o Estado.

Maio

Escolas estaduais de SP entram em campanha mundial e oferecem cardápio sem carne às segundas

Em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira, às segundas-feiras o cardápio é diferente na rede estadual. Em unidades da capital, participantes do projeto piloto “Cozinheiros da Educação”, estudantes podem optar por pratos vegetarianos. Arroz com lentilha e ovo e feijoada vegetariana são duas das sugestões elaboradas sem carne.

Junho

Alckmin chama mais de 7 mil professores aprovados em concurso

Mais de 7 mil professores remanescentes do concurso PEB II (Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio) do certame de 2013 foram convocados para o processo de escolha de vagas. Os 7.481 aprovados se juntaram aos mais de 50 mil convocados nos últimos três anos.

Julho

Número de grêmios cresce pelo terceiro ano seguido e chega a 92% na rede estadual de SP

Pelo terceiro ano consecutivo, o número de Grêmios Estudantis cresceu na rede estadual. Levantamento mostra que após o último pleito, finalizado em abril, 4.713 novas agremiações foram eleitas. Com isso, 92% das escolas contam agora com grupos de representantes escolhidos democraticamente e autônomos. Em 2016, a proporção era de 88% (ou 4.513 unidades).

Agosto

Educação de SP e Google lançam concurso para encontrar influenciadores digitais

Uma novidade para alunos e professores das mais de 5 mil escolas estaduais: a Educação criou o Prêmio “Educação nas Redes: os Novos Influenciadores Digitais”, com o apoio do Google for Education, com o objetivo de conhecer e premiar aqueles que produzem conteúdo sobre cultura, comportamento e educação para canais como o Youtube, Facebook, Twitter e Instagram.

Setembro

Governo de SP lança plano tecnológico para Educação; todas as escolas da rede terão wi-fi

Parte de um novo plano de tecnologia proposto pela Pasta, o governador Geraldo Alckmin anunciou que todas as escolas da rede estadual de ensino de São Paulo serão equipadas com sistema wi-fi e banda larga. Além disso, o pacote inclui também a doação de 91 mil computadores às escolas, a aquisição de 16 mil notebooks e mudanças no programa Acessa Escola.

Outubro

Aprovada lei que libera o uso do celular em escolas estaduais de SP

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o projeto de lei 860/2016, alterando a lei 12.730/2007, que proibia o uso de celulares em escolas estaduais. Com as mudanças, crianças e jovens do Ensino Fundamental e Médio poderão utilizar os aparelhos em sala de aula durante atividades pedagógicas orientadas por educadores. A medida foi sancionada pelo governador em novembro.

Novembro

Educação divulga classificação de concurso de diretor escolar

A lista classificatória dos participantes do concurso de diretor escolar foi divulgada no mês de novembro. A prova foi realizada em setembro e contou com a participação de 31.319 candidatos para 1.878 vagas. Este concurso estabelece mudanças para o período probatório dos ingressantes. Ao longo de três anos, o profissional deverá participar de formação promovida pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP).

Dezembro

Educação de SP inicia migração do papel para o digital: alunos terão material pedagógico em aplicativo

Parte do pacote de tecnologia da Pasta, o projeto-piloto, em parceria com a Microsoft e a Digital Pages, deu o primeiro passo para a migração do material pedagógico do papel para o digital. No ano-letivo de 2018, o Caderno do Aluno de Matemática estará disponível em um aplicativo, com toda a interação permitida pela ferramenta.