• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 10/04/2017
Pais e Alunos

Eleições de novos grêmios estudantis seguem até 20 de abril em toda rede estadual de SP

Estatuto estipula voto direto e as chapas devem ser formadas por alunos de cada ciclo da escola

O calendário de escolha dos novos grêmios estudantis segue até o próximo dia 20 de abril. A orientação da Secretaria da Educação de São Paulo é que nesta reta final as escolas organizem os debates e o processo de votação. Cada unidade tem autonomia para decidir o método: eletrônico (programas de computador, planilhas, Google Drive) ou manual. O voto, no entanto, deve ser obrigatoriamente direto.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A previsão é que os estudantes irão às urnas já na primeira semana e a divulgação dos vencedores seja feita até o fim do mês que vem. De acordo com o estatuto escolar, as chapas devem ser formadas por alunos de cada ciclo atendido na unidade: Fundamental Anos Iniciais e Finais; e/ou Médio.

Em 2016, a rede estadual fechou o ano com representantes eleitos em 4.515 unidades. A orientação da Secretaria é que os mandatos sejam de um ano e o grêmio elabore propostas, organize e sugira atividades para a escola. Além disso, as agremiações têm direito de participar da organização do calendário e devem articular e negociar os interesses junto à direção escolar.

Questionário Gestão Democrática

No início do mês, a Secretaria da Educação divulgou os primeiros resultados do questionário Gestão Democrática. De acordo com o levantamento, mais da metade (61%) dos participantes creditam à gestão democrática a melhora da aprendizagem dos alunos, enquanto 60% apontam a garantia da inclusão e o respeito às diferenças entre as pessoas. O espaço ocupado pelos grêmios também estava entre os itens da pesquisa. Segundo os ouvintes, 49% indicaram que os colegiados foram criados por iniciativa dos alunos.