• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 13/04/2016
Agenda do secretário

Eleições dos grêmios estudantis começam hoje nas escolas de SP

José Renato Nalini foi até a E.E. Isaí Leiner para acompanhar a votação; eleições seguem até amanhã

Começou na manhã desta quarta-feira (13) a eleição dos Grêmios Estudantis das escolas estaduais de São Paulo. E para dar o pontapé inicial no processo de votação, o secretário da Educação, José Renato Nalini, foi até a E.E. Isaí Leiner para acompanhar as eleições, que tiveram voto direto e secreto dos estudantes da unidade de ensino.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“O grêmio é um treino para que vocês se tornem cidadãos. Por meio do grêmio vocês aprendem a trabalhar em conjunto, aprendem a argumentar, a competir, a ganhar e a perder”, afirmou o secretário aos estudantes durante a visita à escola.

A participação mais efetiva dos Grêmios Estudantis é uma das metas traçadas pela Educação para este ano letivo. Em fevereiro, no primeiro dia de volta às aulas, o secretário anunciou a intenção de oficializar em todas as escolas – de Ensino Fundamental e Médio – uma agremiação estudantil. A ideia central é ampliar a participação dos 3,7 milhões de alunos da rede e dar maior transparência ao processo, que segue até amanhã nas escolas de São Paulo.

Entenda como foi o processo eleitoral

Para o processo eleitoral, os alunos tiveram que escolher dois representantes por sala para compor o Conselho de Representantes da chapa, com a ajuda de um professor. Em seguida, houve a realização de uma Assembleia Geral com participação de todos os estudantes da unidade de ensino, no qual a diretoria anterior do grêmio prestou contas de suas ações na escola. Na Assembleia, também foi apresentado o conselho com os novos representantes do grêmio e escolhida a nova comissão eleitoral, que se reuniu com um representante da equipe da unidade escolar para discussão do estatuto que irá reger a chapa. 

Em seguida, aconteceu a divulgação da abertura do processo eleitoral para todos os estudantes. Coube ao professor mediador ou gestor responsável pelos grêmios de cada escola promover reuniões para informar os alunos gremistas sobre as funções de cada membro do grêmio. Cada chapa teve que enviar sua inscrição para a comissão eleitoral até o dia 17 de março, de acordo com calendário de organização para o processo eleitoral.

A partir desse momento, as chapas inscritas iniciaram a campanha eleitoral na escola, apresentando as propostas e projetos para a melhoria da unidade de ensino, de acordo com as regras determinadas pela comissão eleitoral. 

Sobre os Grêmios Estudantis

O Grêmio Estudantil tem como objetivo de promover a cooperação entre diretores, professores, funcionários e alunos no trabalho da escola, defender os interesses individuais e coletivos de todos os alunos da unidade de ensino, entre outras atribuições.