• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 25/09/2015
Pais e Alunos

Escola faz projeto cultural para incentivar alunos a não faltarem nas aulas

Os estudantes participaram da campanha com desfiles, dança e música

Com o objetivo de envolver todos os alunos em uma atividade para que pudessem trabalhar juntos, os coordenadores e professores da E.E. Dona Rosa de Araújo, da capital, desenvolveram um projeto cultural chamado Talentos da Primavera.  A ideia inicial era, além do trabalho em equipe, reforçar a autoestima dos estudantes e ainda destacar a resolução que marca a nova campanha da Educação “Quem Falta Faz Falta”.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Nossa ideia sempre foi ver um ajudando o outro, pois nosso lema é: “juntos somos mais fortes”. Acreditamos que assim aquele aluno que falta não iria se sentir participativo da ação, do projeto e isso deu muito certo. Um chama e incentiva o outro”, diz Wellington Santos Costa, coordenador pedagógico.    

Foram três meses de ensaios e pesquisas. Professores, alunos e comunidade escolar foram envolvidos no Projeto Cultural Talentos da Primavera. Todos os alunos do Ensino Médio participaram com grupos de dança, desfiles com materiais reciclados e concurso de casal mais elegante. Assistidos por uma plateia alegre e contagiante. O dia com um sol quente colaborou ainda mais para o evento.

E, para fechar com chave de ouro, um aluno, já compositor, compôs uma canção especialmente para a campanha “Quem falta faz falta”. A música recebeu o mesmo título do projeto da unidade escolar “Juntos somos mais fortes”.

“Fiz a música porque é mais um incentivo para que os alunos possam vir para a escola, pois acho que eles estão perdendo grandes momentos aqui dentro. Esse projeto nos deu mais força para não faltar e mostrar que a escola pode ser um lugar muito legal para estudar”, se emociona Pablo Carlos Ramos de 16 anos.   

Segundo o coordenador, os resultados foram surpreendentes. “Foi muito emocionante porque todos os alunos participaram e sem se preocupar se iria valer nota ou não. Muitos pais vieram apenas trazer os filhos, mas viram que estava tudo tão bonito que acabaram ficando para assistir. E tivemos a composição de uma música, para nós foi uma alegria muito grande”, finaliza Costa.

O sucesso e o engajamento de toda a escola foram tão positivos que no próximo mês o Ensino Fundamental vai participar em homenagem ao mês das crianças.

Diminuição histórica em SP

A campanha “Quem Falta Faz Falta” foi criada com base em experiências bem sucedidas desenvolvidas pelas escolas estaduais, que já resultaram em uma diminuição histórica de 81% das taxas de abandono na rede de São Paulo. Na década de 80, o índice era de 26,5% e atualmente está em 5% no Ensino Médio paulista, uma das taxas mais baixas do País, apesar do tamanho e complexidade da rede estadual.  

Confira a escola que obteve sucesso com ações realizadas para o combate ao abandono escolar. A E.E. Professora Aracy Leme da Veiga, localizada no bairro Jardim Novo Carrão, conseguiu reverter em 100% o número de faltas de seus alunos.