• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 27/10/2015
Pais e Alunos

Escolas de Anos Finais serão ampliadas com a reorganização escolar

A partir de 2016, alunos contarão com 566 unidades escolares com segmento único

Escolas de segmento único dos Anos Finais do Ensino Fundamental serão ampliadas com a reorganização escolar da rede estadual de ensino, prevista para entrar em vigor no ano de 2016. Os estudantes do 6º ao 9º ano contarão com mais 360 novas escolas. Isso representa um aumento de 175% de unidades escolares. Atualmente, a rede paulista conta com 206 escolas de Anos Finais e, a partir de 2016, serão 566 neste novo modelo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O anúncio do número de escolas que passarão pela reorganização foi realizado nesta segunda-feira (26) pelo secretário da Educação, Herman Voorwald, Saiba mais aqui. No total, mais de 754 escolas de ciclo único de Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio serão criadas. Dessa forma, será possível melhorar a qualidade de ensino e oferecer uma escola mais preparada para as demandas de cada etapa escolar.

Segundo o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) em 2014, as escolas de segmento único dos Anos Finais tiveram um rendimento de 15,2% superior às demais. Sendo assim, o processo de ampliação de escolas vai possibilitar a adoção de estratégias pedagógicas focadas na idade e fase de aprendizado dos alunos. 

Melhor rendimento 

Segundo o resultado do Idesp em 2014, as escolas de segmento único dos Anos Iniciais tiveram um rendimento 14,8% superior às demais; as escolas de segmento único dos Anos Finais, 15,2%; e as escolas de segmento único do Ensino Médio, 28,4% superior.

O estudo da Pasta foi discutido regionalmente, levando em consideração a realidade demográfica e especificidades de cada município. Os critérios para as mudanças incluíam o número máximo de alunos por sala e o deslocamento limite de 1,5 km da atual escola para a nova unidade. Ao todo, cerca de 340 mil alunos serão impactados pela reorganização das escolas.

Reunião com os pais

A próxima etapa envolverá diretamente os pais, alunos e a comunidade escolar. Para ouvir os responsáveis e esclarecer dúvidas, a Secretaria da Educação criou o chamado “Dia E”, da Educação, que acontecerá em 14 de novembro, em todas as escolas do Estado. Além disso, pela internet e por carta, os pais terão todas as informações envolvendo a rotina escolar de seus filhos.

A Educação também tem atuado em uma campanha de atualização de dados dos alunos. Por meio do site: www.atualizeseusdados.educacao.sp.gov.br pais e responsáveis devem atualizar as informações envolvendo os alunos a fim de aprimorar a comunicação com as famílias paulistas e melhor informa-las sobre oportunidades de estudo e novidades das escolas estaduais.