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sexta-feira, 06/05/2016
Livros

Hoje é celebrado o Dia Nacional da Matemática

Escolas de SP apresentam quatro novas estratégias para o ensino de Matemática

Nesta sexta-feira (6), é celebrado o Dia Nacional da Matemática. A data homenageia o matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Melo e Sousa, mais conhecido como Malba Tahan. E em São Paulo, as escolas da rede estadual estão apostando cada vez mais em novas estratégias para o ensino da disciplina.

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Com suporte do programa Educação Matemática nos Anos Iniciais (EMAI) e do próprio currículo do Estado, professores propõem planos de aula que, além dos exercícios de adição, subtração e algoritmos, dialogam com outras disciplinas e tornam o aprendizado mais fácil. Conheça alguns exemplos bem-sucedidos na Secretaria da Educação.

Uma construção de ‘matemoteca’ foi a ideia criada pela E.E. Monsenhor João Soares, em Sorocaba. No espaço, os alunos aprendem com a ajuda de jogos de tabuada, memória e raciocínio. Eles também participam da elaboração de um projeto mais ousado: um dicionário de Matemática. A proposta é trazer conceitos e ilustrações sobre a disciplina com uma linguagem mais próxima aos jovens.

Na capital, o diretor da E.E. Professor Daily Resende França decidiu abrir a sala de vídeo para os professores de exatas. A ideia é que os estudantes pensem a Matemática a partir de produções audiovisuais. Nem sempre os filmes são sobre “contas e problemas”, mas a proposta é incentivar o debate, a oralidade e, principalmente, o cálculo mental.

A articulação com outras áreas é exatamente o que faz a E.E. José Maria Reys, também na capital. Por lá, as aulas de Educação Física incluíram métricas e gráficos no salto em distância do 5º ano. Assim, a cada tentativa, eles demarcam a distância que pularam e depois fazem o cálculo mental. Em sala, a missão é transformar o desempenho do grupo em gráficos e tabela.

Melhores resultados no Saresp e OBMEP

Neste ano, a rede estadual paulista obteve os mais avançados resultados nos últimos oito anos. De acordo com as médias do Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar (Saresp), todas as séries avaliadas (3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio) tiveram crescimento em Matemática. Os alunos também foram destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Na edição de 2015, foram 756 medalhas conquistadas por estudantes.