Horário reservado na agenda, perguntas na pauta, gravadores e câmeras posicionadas. Tudo pronto para começar a entrevista. Depois de alguns segundos, entra na sala a diretora da E.E. Francisco Camargo César, Mara Calixto, e os alunos disparam uma questão atrás da outra para conhecer a história da gestora.
A matéria que traça o perfil profissional da diretora estampa uma das páginas do Jornal Ler é Aprender, produzido na escola por turmas do Ensino Fundamental e Médio. “A postura dos alunos foi similar a de repórteres”, diz Mara.
A responsável pelo time de jornalistas é a professora de língua portuguesa Maria Zuleide Madeiro. Ao longo de um bimestre, ela trabalha nos bastidores para articular a produção das editorias. Vários gêneros textuais são ensinados nas aulas e colocados em prática na publicação.
“Desde a ideia da reportagem até a estruturação dos passatempos, a produção é feita pelos alunos com a orientação dos docentes. Nosso objetivo é levá-los a praticar o conteúdo contido aos livros. Com isso, você nota um interesse maior na hora de estudar”, explica a professora.
O jornal está com sua terceira edição finalizada. A versão começou a circular na segunda-feira (16), dia em que a escola abriu as portas para reunião de pais. Segundo a direção da unidade, outras três publicações estão previstas para 2014.
Carta ao Leitor
Em Ribeirão Preto, os alunos do Ensino Fundamental da E.E. Herminia Gugliano também transformaram o cenário da escola em uma redação. Os alunos começaram a escrever cartas que lotaram a caixa de correspondência do jornal do bairro. Os textos chamaram a atenção do fundador do veículo que cedeu aos estudantes uma sessão permanente.
“O desenvolvimento dos alunos melhorou muito. Eles estão mais interessados com a produção de textos e disputam a vez quando fazemos leitura em sala”, afirma a professora Jane Helena Della Motta. Saiba mais sobre o projeto.
Revista “Da Hora”
Na E.E. Ministro Costa Manso, os alunos desenvolveram a revista Da Hora. Para pensar no recheio da publicação, os participantes se encontram semanalmente e colocam juntos a mão na massa. “A produção da revista é uma atividade que me ajuda na aula de português e ensina a me expressar melhor”, conta a aluna e repórter Caiana de Matos Santos.