• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 03/12/2015
Governo

Apenas 6% dos alunos de escolas reorganizadas pediram transferência

Dos 311 mil impactados com a medida, somente 19 mil desejam mudar de unidade escolar

A Educação de São Paulo acaba de finalizar o levantamento dos pedidos de transferência de escola para o ano letivo de 2016. A conclusão é que 94% dos estudantes que serão transferidos de escola concordaram com a reorganização escolar, anunciada pelo secretário da Educação, professor Herman Voorwald, em setembro. Apenas 6% dos alunos impactados pela medida solicitaram mudança de escolas, isto é, dos 311 mil alunos, apenas 19 mil buscaram outras unidades de ensino.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O período de transferência esteve aberto entre os dias 18 e 27 de novembro para todos aqueles que tivessem interesse em iniciar o ano letivo de 2016 em outras escolas. Ao todo, foram recebidos 55 mil pedidos de transferências.

As propostas de remanejamento feitas por cada Diretoria de Ensino consideraram a distância de 1,5 km entre a escola atual e a nova, além do ciclo de ensino oferecido. No entanto, caso seja da preferência das famílias, há a possibilidade de realizar o cadastro e solicitar a troca.

A próxima abertura para pedidos de transferência acontece no mês de janeiro. Para fazer o pedido, pais e responsáveis (no caso de alunos menores de idade) devem se dirigir às unidades de interesse. É recomendável apresentar certidão de nascimento do estudante e comprovante de residência. Os requerimentos passam por uma análise das equipes gestoras e, havendo vaga, as transferências serão aprovadas. O resultado final deve ser divulgado no início do próximo ano letivo.

Em São Paulo, as classes devem respeitar a capacidade determinada a cada módulo. Dessa forma, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental o limite médio é de 30 alunos por sala; nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a média é de 35; e no Ensino Médio, a recomendação é que as salas tenham em média 40 jovens.