quarta-feira, 02/08/2017

Nalini participa do Fórum Local Brasil

O evento levanta questões a serem discutidas no Fórum de Redução de para Países do Cone Sul

Nesta manhã (2), o secretário José Renato Nalini esteve na abertura do Fórum Local Brasil, encontro preparatório do I Fórum de Redução de Riscos e Desastres em Educação para Países do Cone Sul, que será realizado em Assunção no Paraguai entre os dias 20 e 24 de agosto.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na programação do vento, que se estende até amanhã (3), estão previstas apresentações dos temas Currículo, Segurança Escolar, Comunidade e Cultura, RRD e Pessoas com Deficiência e Qualidade da RRD nas Escolas, e grupos de trabalho com a participação de representantes das instituições.

No Currículo do Estado de São Paulo, a temática “Educação em Redução de Riscos e Desastres” é tratada de forma transversal, e no material de apoio ao Currículo do Programa São Paulo Faz Escola, nos Cadernos de Professor e Aluno do Ensino Fundamental e Ensino Médio. No Ensino Fundamental, os alunos têm aulas que falam sobre ciclos da natureza, alagamentos, secas e tempestades. Já para alunos no Ensino Médio, há discussões sobre natureza e riscos ambientais.

É importante ressaltar que a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) realizaram no dia 25 de agosto de 2016, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, o “I Seminário Estadual em Redução de Riscos e Desastres”, em parceria com a OFDA (Office for Disasters Assistance). A Secretaria de Educação por meio da CGEB (Coordenadoria de Gestão da Educação Básica), do Centro de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional apresentou o painel “Prevenção de Riscos no Currículo Escolar do Estado de São Paulo”, organizado pela Prof.ª Andréia Cristina Barroso Cardoso e Prof. Sérgio Luiz Damiati da Equipe Curricular de Geografia/Educação Ambiental.

Em parceria com a Defesa Civil, os alunos da rede estadual têm à disposição, gratuitamente, o curso gamificado “Defesa Civil – A Aventura”, disponível na página da Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP) e que tem como objetivo abordar o tema a partir de cenários de riscos e desastres.

Participarão do Fórum Local Brasil representantes de diversas instituições do Estado de São Paulo e do país, tendo como objetivo reunir contribuições que possam ser encaminhadas ao Fórum Internacional que será realizado no Paraguai, entre os dias 20 e 24 de agosto.