quarta-feira, 29/07/2015
Pais e Alunos

Aluno do noturno interessado em estudar de manhã conta com um novo canal

Endereço eletrônico facilitará o remanejamento de jovens

Alunos da rede estadual de ensino matriculados no período noturno interessados em frequentar as classes do matutino  poderão fazer a inscrição em um novo canal disponibilizado pela Educação.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os jovens já podem utilizar o  endereço eletrônico especial neste segundo semestre. Para realizar a transferência, é necessário preencher o formulário, clique aqui ou ligar para a Central de Atendimento, no 0800 7700012 e registrar a solicitação.

As vagas variam de acordo com as unidades de ensino e região, e serão preenchidas levando em conta o ano de nascimento do candidato.

A nova ferramenta visa facilitar o remanejamento de jovens, menores de 18 anos, que tenham uma rotina mais flexível e não precisam adaptar o horário do estudo ao emprego.

O resultado do pedido será divulgado via e-mail e SMS até o dia 17 de agosto. Para garantir a validade do cadastro, a orientação é que os alunos completem corretamente os campos indicados no endereço eletrônico e celular.

As classes no noturno continuarão abertas na rede em todas as regiões do Estado. Vale ressaltar, que só serão transferidos aqueles que demonstrarem interesse pela mudança de horário. O histórico escolar e as notas obtidas em provas e avaliações do primeiro semestre serão transferidos para o novo turno, sem alterações. O aluno que quiser retornar às classes da noite também poderá fazer a qualquer período do ano.

Perfil de matrículas

Levantamento realizado pela Educação mostra uma mudança no perfil de matrículas no Ensino Médio. Em 2012, 43% dos alunos estudavam no período noturno e, atualmente, o percentual não ultrapassa os 30% em todo o Estado. Por outro lado, o número de estudantes em salas da manhã aumentou para 70%.

Matrículas do Ensino Fundamental e Médio

Os alunos que estão fora da rede e que querem estudar em uma das 5 mil escolas estudais já podem garantir a matrícula.

Basta comparecer a uma unidade de ensino e apresentar o documento de identidade (registro geral, certidão de nascimento ou passaporte). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

A Secretaria oferece classes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).