Identificar e buscar novas formas de melhorar o ensino nas escolas da rede é o objetivo principal do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). E foi justamente o que acontece há mais de 20 anos na E.E. Jardim Iguatemi com a iniciativa do professor Wagner Siqueira, de ampliar as atividades de produção textual com o projeto “Penso. Logo Escrevo”, elaborado a partir dos resultados obtidos na avaliação.
“Com estes resultados em mãos fica muito mais fácil avaliar quais são as maiores dificuldades dos alunos e a partir daí traçar planos de ações consistentes e assertivas”, disse o educador.
Portanto, o projeto, criado em 2014, consiste em realizar, semanalmente, atividades de redação que auxiliam no desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura, além de encorajar os estudantes a exporem suas opiniões, uma vez que os alunos são convidados a compartilharem com a turma os textos produzidos. “Esta é uma ação concreta para fazer com que o aluno se sinta capaz de produzir um texto sem ter medo, vacilação, sem se sentir acuado de produzir uma redação”, explicou Siqueira.
“Apesar de ser um projeto de produção textual, esse projeto não começa nas redações. A gente recebe toda uma teoria de como fazer uma boa redação. Então, o professor passa uma matéria sobre coesão textual e pontuação e acentuação e a gente tem todo esse conteúdo pra começar a redação”, relatou a aluna Giovana Leite Lessa.
É característica do projeto que os alunos proponham os temas das redações a serem desenvolvidas por grupos e recebam uma folha com as propostas temáticas. De acordo com o educador, essa folha apresenta o tema proposto por cada sala, as datas em que apresentarão a produção textual, orientações diversas quanto a elaboração dos textos e a data da avaliação final.
Satisfeita com os resultados do projeto, a diretora da unidade Suzy Rocha Ribeiro Silva ressalta que a atividade envolve mais ainda os estudantes uns dos outros. “O aluno produz, o professor avalia, o que não está legal, ele revê, esse aluno reescreve o texto, o professor reavalia, faz isso de uma forma coletiva, onde os alunos aprendem com um provável erro. E as crianças se envolvem umas com as outras na construção desse texto”, disse.
Sobre o Saresp 2017
O Saresp é um sistema de avaliação do governo do Estado de São Paulo com o objetivo de analisar o desempenho dos alunos da rede estadual. Participam estudantes matriculados nos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Os exames serão realizados em todas as 5 mil unidades da rede, nos dias 8 e 9 de novembro, e medem o domínio e habilidades básicas dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.