A Secretaria da Educação aplicará nos dias 8 e 9 de novembro as provas do Saresp 2017 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Neste ano participam mais de 1 milhão de alunos matriculados nos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Os exames são realizados em todas as 5 mil unidades da rede e medem o domínio e habilidades básicas dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.
Se você tem dúvidas sobre como funciona a avaliação, confira 10 fatos sobre o Saresp 2017 que podem te ajudar a se preparar.
1) O que é?
SARESP é um sistema de avaliação do governo do Estado de São Paulo com o objetivo de analisar o desempenho dos alunos dos ensinos fundamental e médio da rede estadual.
2) Qual a finalidade?
Produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica de São Paulo. Os resultados apresentados permitem que a escola analise o seu desempenho e, com o apoio da Secretaria da Educação, melhore a qualidade de aprendizagem dos seus alunos e da gestão escolar.
3) Quando acontece?
8 e 9 de novembro de 2017
4) Quem deve fazer?
Alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio
5) Conteúdo da prova?
A prova é composta por questões de Língua Portuguesa e Matemática.
6) Como é o sistema de avaliação?
Os resultados da avaliação são consolidados em boletins, que podem ser consultados pelas escolas estaduais.
7) Idesp
O desempenho da escola no Saresp também é utilizado para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulom, o Idesp. Este é o principal índice de escolaridade do Estado.
8) Bônus
Por meio do Idesp é calculado o bônus por desempenho pago aos servidores da Educação.
9) Qual a importância da participação?
Sua participação é fundamental para que a Educação possa avaliar o seu rendimento e, por meio dele, o desempenho da sua escola.
10) O que você ganha com isso?
Você terá a chance de contribuir com a melhoria do ensino da sua escola, o que pode te ajudar muito no seu aprendizado e até no seu futuro profissional.
Atualizada em 24 de outubro de 2017, às 19h10