• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 19/10/2015
Acessa Escola

Alunos da rede estadual falam sobre a importância da prova do Saresp

Estudantes se preparam para a prova que avalia os índices de aprendizagem em São Paulo

Entre os dias 24 e 25 de novembro, os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede estadual paulista farão a prova Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Maior avaliação do Estado de São Paulo, o Saresp tem como objetivo avaliar os índices de aprendizagem da educação paulista.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Nesse sentido, alunos e professores da rede estadual já estão se preparando para a prova. Na E.E. Dona Amélia de Araújo, por exemplo, o clima já é de expectativa pela avaliação. “Eu sou uma pessoa muito perfeccionista, então eu quero sempre ter uma boa nota. Por isso eu estou estudando o Caderno do Aluno desde o começo do ano. Também pedi orientação para os professores, porque eu quero ir bem na prova desse ano”, afirma Nayara Daisy Barbosa Alves, aluna do Ensino Médio.

“Eu estudo de manhã, e venho na escola durante o período da tarde por causa das atividades extracurriculares. Aqui tem teatro, tem música, você pode vir à biblioteca ler. Tem as salas do Acessa Escola, para nós fazermos as pesquisas e tudo mais. Com tudo isso que nós temos minha expectativa esse ano é que o meu rendimento na prova do Saresp seja muito bom”, afirma o estudante Rittyelle Cordeiro Borges Lima.

Com os professores, não é diferente. A preparação para a avaliação na unidade de ensino tem se intensificado ao longo do ano, com os docentes mostrando aos estudantes a importância da realização da prova e atrelando às aulas a atividades extracurriculares, para que os alunos tenham maelhor desempenho no Saresp.

“Nós levantamos a importância da realização da prova para os alunos, porque o Governo vai fazer a avaliação da qualidade do ensino e da aprendizagem a partir dessas provas. Além disso, utilizamos os materiais voltados ao aluno e vinculamos aulas aos projetos já realizados na escola, como de meio ambiente, trabalhos de campo, entre outras ações, para prepara-los melhor para esta avaliação”, afirma o professor Diego Segobia Bocci.

“Eu vejo o Saresp como uma prova que avalia o nosso conhecimento, que demonstra o quanto nós aprendemos durante o ano. Rever meus conceitos e conhecimentos para melhorar meu rendimento nas outras avaliações é a grande importância dessa prova para mim”, afirma Raja Yamma Rodrigues Souza, aluno do Ensino Fundamental.

A opinião é compartilhada por sua colega de classe, Bianca Signorini. “O Saresp, para mim, é uma forma de avaliar o rendimento escolar dos alunos durante todo ano, além de ser uma forma muito prática de ajudar a escola com verbas, que podem proporcionar mais projetos extracurriculares para a escola”, conta.

Em 2014, todos os ciclos da rede estadual paulista avaliados obtiveram a melhor média das últimas cinco edições em Língua Portuguesa e Matemática na prova do Saresp. Nos Anos Iniciais, a comparação com 2010 é de 20,2%. A prova é aplicada a alunos do 3º, 5º, 7º (amostral) e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

Prova do Saeb

Além do Saresp, este ano também será aplicada a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Realizada de forma bianual pelo Ministério da Educação, a prova compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e é adotada em todos os Estados brasileiros. Nos últimos anos, São Paulo figurou entre as primeiras posições no Ensino Fundamental (I e II) e no Ensino Médio. Nesta etapa, as escolas paulistas alcançaram a segunda maior média (3,7), atrás apenas de Goiás.

Neste ano, a prova será realizada entre os dias 3 e 13 de novembro, a estudantes do 5º, 9º e 3ª serie (amostral). “O Saeb trabalha no mesmo contexto de habilidade e competências do Saresp. Nesse sentido, o aluno vai vivenciar essa experiência e quando for chegar a hora do Saresp, eles já terão tido uma preparação adequada para realizar a prova”, revela Diego.