terça-feira, 11/06/2019
Boas Práticas

Abertas as inscrições para o 5º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União

Concurso é aberto a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Estudantes da rede pública já podem participar do 5º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União, um dos mais tradicionais do país.

As inscrições podem ser feitas aqui

Para concorrer é preciso elaborar uma redação de 20 a 30 linhas e enviar no formulário disponível no site do concurso até agosto. Neste ano, o tema será “Defender Direitos, Evitar Desastres: como o acesso à justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”.

A temática do concurso promove debates a respeito da degradação do meio ambiente e seus efeitos para a sociedade, assim como uma reflexão sobre o acesso à justiça como meio de prevenção e reparação das consequências das catástrofes ambientais.

O concurso é voltado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, incluindo EJA (Educação para Jovens e Adultos), adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa e adultos em situação de privação de liberdade.

O principal objetivo é despertar nos participantes o interesse por temáticas relacionadas à educação em direitos e cidadania. Ao todo são oito categorias de redação, e todas podem ser acessadas pelo edital do concurso.

Acesse o edital