Pensando na preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, no aprendizado, alunos e professores da E.E. Professor Túllio Espíndola de Castro, em Jaú, tiveram a ideia de criar livros de contos e poemas utilizando caixas de papelão, papel sulfite, entre outros materiais recicláveis. A atividade aconteceu ao longo de 2016 e contou com a participação de aproximadamente 120 estudantes e com o apoio da 11 Editora.
“Além de viável pelo baixo custo, o projeto evidencia lideranças e apoia o protagonismo estudantil. Assim, os alunos têm a oportunidade de desenvolver ou aprimorar as competências leitora e escritora”, destaca Claudete Filomena Richieri, coordenadora e idealizadora do projeto.
Para a atividade, os jovens passaram por diversas formações. No primeiro semestre, a atividade focou no trabalho nas salas de aula onde os professores de Língua Portuguesa trabalharam e incentivaram crianças e adolescentes a ler obras de consagrados escritores brasileiros. A partir disso os estudantes foram estimulados a produzir suas próprias versões, acrescentando novos personagens, espaço, foco narrativo, etc. “Os textos foram elaborados a partir das propostas de trabalho com os gêneros contemplados no Currículo de cada segmento”, afirma a professora.
Já a segunda metade do ano foi dedicada exclusivamente à produção dos livros. O lançamento das publicações ocorreu em novembro, na escola. “Nosso objetivo foi contribuir com a formação de leitores e escritores competentes, além de propor parceria entre os alunos do Ensino Fundamental com os jovens do Ensino Médio”, conclui Claudete.
Estímulo à leitura nas salas de aula
Para estimular a leitura nas salas de aula da rede estadual paulista, a Secretaria da Educação oferece aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) as Salas de Leitura, espaço pedagógico de trabalho interdisciplinar que incentiva a leitura e apoia o currículo escolar.
Nesses espaços são oferecidos livros, jornais, folhetos, catálogos, vídeos, DVDs, CDs, além de orientações para pesquisa e letramento informacional.